• Mari - Ballet OnLine

Como manter a motivação nesta fase Online



"Como eu posso manter a motivação nessa fase de aulas online?" Falaremos sobre isso neste artigo.


Antes de tudo, é importante entender que independente da atividade que você faça, o presencial tem coisas que o online não tem e ao mesmo tempo o online pode ter coisas que o presencial não tem.


Estamos em momento de pandemia, então muitas atividades passaram a ser online e nós precisamos aprender a nos virar com isso, porque nós dependemos do ensino online agora. Porém, não adianta ficar "empurrando com a barriga" os meus treinos e aulas online, sem motivação, sem vontade de fazer. Está na hora de pensarmos com podemos nos manter motivados nessa nova fase.


Temos que ter clareza que no começo das aulas online, tudo é festa porque é uma novidade, e o ser humano é movido a novidades. Ficamos motivados com essa nova fase, mas isso dura no máximo um mês. Isso porque após esse primeiro mês, a gente começa a dizer "nossa, mais uma aula online", "não aguento mais essas aulas online" e está tudo bem, é assim mesmo que as coisas funcionam. Nós precisamos entender que depois desse tempo onde tudo é festa, é natural que a nossa motivação cai, o problema é que essa falta de motivação, nos leva a faltar nas aulas, a dar menos de nós mesmas e consequentemente ter uma queda de desempenho. Ou seja, entramos em um espiral decrescente e destrutivo que nos leva a desistir da atividade que estamos fazendo nesse momento online.


Desistir da sua atividade, é desistir de tudo o que você já plantou até aqui e se nós nos permitimos desmotivar nessa fase online, é como se jogássemos fora todo o trabalho que fizemos. Isso não pode acontecer!


Portanto, é importante questionar: você realmente sabe o que é motivação?


Sentir euforia, desejo de fazer as coisas, entusiasmo, alegria, são apenas sintomas de que você está tendo motivação, pois o real significado da motivação é ter um motivo para ação. Sendo assim, concluímos que quando tudo é novidade, teos um motivo para ter ação, mas quando caímos na rotina, nós acabamos perdendo esse motivo.


Então qual é o seu objetivo em fazer a atividade que você faz? Porque se você não tiver um objetivo, você estava de "brincadeira na tomateira". É por isso que muitas pessoas começam uma atividade e desistem, porque elas não sabem onde querem chegar, não possuem uma meta forte e não têm um objetivo.


A primeira regra para traçar a sua meta, é desenhar realmente se ela é alcançável. É preciso pegar sua meta e fazer um alinhamento de expectativa, se perguntar se ela é mesmo possível, procurar pessoas parecidas como você que já fizeram o que você deseja. Se tiver pessoas, significa que é possível.


Quanto mais específico for o seu motivo, sua meta, com a expectativa mais alinhada com a realidade que você vive, mas difícil será de perder a motivação.


"Como eu posso medir meu desempenho? Como vou saber se estou chegando no meu objetivo?"


Tudo o que você fizer que seja parado, tire fotos do antes e depois e tudo o que for em movimento, grave vídeos, para que você consiga metrificar seu desempenho.


Isso que você quer é realmente importante para você? Você levantaria 5h da manhã da cama para fazer algum treinamento referente a isso? Você chegaria cansado em casa depois do trabalho e mesmo assim faria os treinos necessários para alcançar o seu objetivo?


Se a resposta for que "ah deu um pouquinho de preguiça" significa que não é tão importante para você e se não for tão importante para você, ao se deparar com as primeiras dificuldades, você irá desistir. Por isso muitas pessoas tem desistido das aulas online.


Agora faça essa pergunta para si mesma: "quando é que eu irei conseguir atingir a minha meta?" Se não colocamos esse "quando", um prazo, nós vamos adiar cada vez mais. Está no seu controle visualizar quanto tempo levaria para você alcançar seu objetivo, baseado nos treinos que você sabe que precisa fazer. Então, determine um prazo.


Está tudo bem focar sua meta em resultados, mas entenda que ela dependerá de outras pessoas e/ou fatores, para ser realizada, mas o ideal para um atleta, é trabalhar com três tipos de meta ao mesmo tempo.


A meta voltada para o resultado, a meta de processo (focada nos passos que você precisa dar todos os dias para alcançar o seu objetivo) e a meta de desempenho (metrificar o desempenho, definir pequenos objetivos para todos os dias, como por exemplo, definir que para zerar a abertura, você irá descer um centímetro por semana)


Portanto, se nós fazemos as nossas aulas online sem ter uma meta ou criamos ela de forma inadequada, nós não teremos um motivo para ação, não teremos motivação e isso nos fará desistir. Por isso, tenho um desafio para você! Escreva a sua meta, responda qual é o seu objetivo, se ela é possível, como você medirá seu desempenho, se realmente isso é importante para você e quando você irá realizar. Coloque em lugar visível para que você seja sempre, para que te cause movimento, pois nada vai acontecer se você não se movimentar, então comece! Não deixe para depois.


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

4 visualizações0 comentário

Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

  • Canal YouTube
  • Spotify
  • Instagram
  • FanPage