Se sente perdida nas aulas, bailarina adulta? Então esse artigo é para você!
Quando temos dificuldade para decorar as sequências de uma aula, de saber exatamente como executar cada um dos passos, temos a sensação de nos sentirmos perdidas!
Hoje depois de 30 anos de Ballet, eu me perco em aulas que são muito diferentes, mas me divirto com isso, me sinto desafiada e motivada a avançar. Porém, quando estamos começando no Ballet e nos deparamos com uma aula que a gente se sente totalmente perdida, ao invés de termos esse estímulo de motivação, nos sentimos incapazes e começamos a questionar se o ballet é realmente para nós, se temos físico e isso dá início a um ciclo destrutivo, de nos sentirmos frustradas, de focarmos apenas nos erros, gerando a sensação de estar perdida.
Precisamos quebrar esse ciclo! Mas como podemos fazer isso?
Antes de fazer qualquer coisa você precisa saber, aceitar e perdoar os erros que irão acontecer no começo.
É natural errarmos, quando vamos fazer bolo pela primeira vez cometemos alguns erros, e não temos os "massetes" para que ele fique bom, mas da próxima vez que fizermos já vamos saber o que melhorar.
E essas mesmas ações se aplicam ao ballet, nós não vamos acertar tudo de primeira, precisamos saber disso, aceitar que isso faz parte do processo e se perdoar por errar.
Agora pense o porquê de você ter errado e tome uma atitude! Exemplos:
Falta de memorização: Decore por partes, não é preciso decorar tudo da sequência e aplique técnicas de memorização.
Dificuldade na execução de um passo: Trabalhe os passos de base (os mais simples) e pare para estudá-los fora do espaço de aula, para que você consiga executar os passos mais complexos com mais consciência corporal e domínio do seu corpo.
Localização: Caso você tenha dificuldade com "direita e esquerda" observe os elementos que tem em seu espaço de aula, use-os como base para se localizar na sequência. Exemplo: "o professor está indo na direção do vaso de flor azul, então é pra lá que tenho que ir".
Musicalidade: Treine seus ouvidos, pratique técnicas de musicalidade. (Dica: Assista a live "Como desenvolver musicalidade no ballet do dia 08/01/2020 disponível no canal do youtube do ballet online).
Seguir esses passos é ter autonomia da sua dança, e não é preciso ter 10 anos de ballet para isso, você já pode começar entendendo cada parte do processo!
Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.
コメント