• Mari - Ballet OnLine

Quais os benefícios de começar a fazer Ballet depois de Adulta



Você já pesquisou sobre isso na internet?


Os resultados da pesquisa te apresentarão benefícios que são sim válidos e que realmente são trabalhados no Ballet, mesmo depois de adulta, mas são coisas que você encontra em outras diversas atividades físicas, como perda de caloria, ganho de força, etc. Mas aqui neste artigo não. Eu quero te mostrar os benefícios que apenas o Ballet traz, os diferenciais dele.


Antes de entrarmos totalmente no assunto, gostaria de te perguntar algo: por que você faz Ballet Adulto?


Quando fazemos essa pergunta para uma pessoa que faz Ballet depois de adulta, normalmente terá um quê de paixão envolvido na resposta, porque fazer ballet não é impossível, mas não é fácil, ele exige muito do nosso corpo e que a gente transforme a nossa maneira de ver o mundo e de vermos a nós mesmas.


O que eu quero dizer com isso?


Quando começamos a fazer Ballet tudo é lindo, é descoberta e novidade. Aproveite essa fase, porque depois, começamos a brigar com nós mesmas para vencermos alguns limites e irmos melhorando nosso desempenho e é nesses momentos que "lutas são travadas", que não são vencidas fisicamente, por não conseguir executar um determinado movimento e sim entendendo quais são os benefícios que o Ballet nos traz e eles serão diferentes para cada um, porque são individuais, pois se não sabermos quais são eles, vamos acabar desistindo.


Ballet é uma atividade que estamos fazendo, porque gostamos, por paixão e se queremos ter um corpo melhor para nossa velhice, precisamos cuidar dele agora, com 20, 30, 40, 50, 60 anos, e não deixar para quando tivermos lá com nossos 90 anos. Para cuidarmos dele agora, é preciso ter uma consistência. Essa consistência em atividade física só vem quando nos apaixonamos pela atividade.


Então, qual o benefício de fazer Ballet?


É que ele é uma atividade apaixonante e viciante.


Mas por que ele é viciante e apaixonante?


1 - Ele libera a endorfina (hormônio do bem estar), assim como toda atividade física;


2 - Todos os dias dentro do Ballet teremos novos desafios, novas propostas, passos diferentes e o ser humano precisa e gosta de ser desafiado, pois os desafios geram motivação;


3 - É uma atividade artística, a qual envolve a música clássica, que faz diversas "ligações" dentro do nosso cérebro, que ativam nossa memória, que liberam substâncias no nosso corpo que faz com que a gente se sinta relaxado, etc.


Por que o Ballet mexe tanto com a nossa mente?


Porque quando somos submetidas diariamente a novos desafios e diante deles temos que encontrar maneiras de lidar com eles, trabalha nossa mente e nos envolve cada vez mais com a atividade, no caso, o Ballet.


4 - Aumenta a autoestima: o Ballet por ser uma atividade artística visual também, visualizamos movimentos bonitos, figuras bonitas e quando nos vemos nessas figuras, aumentamos a nossa autoestima.


5 - Renova as energias, pois é um momento apenas nosso, e que depois de um dia cansativo poder fazer uma aula de Ballet, que vai liberar endorfina, substâncias de relaxamento por conta da música clássica, etc, faz com que nossas energias sejam renovadas.


6 - Nos dá um momento apenas nosso: a nossa individualidade vai sendo perdida e esquecida com o tempo, por conta dos compromissos da vida adulta e fazemos isso sem perceber muitas vezes e está tudo bem, mas chega uma hora que precisamos dar atenção para isso, porque quando temos um momento para gente mesma, ao final dele, estaremos muito mais completas, energizadas e emanando mais amor. Isso deixa muito mais fácil até mesmo o convívio familiar, por exemplo.


7 - "Sensação de conseguir": para começarmos sempre sem um monte de "será" referente a nossa idade, peso, etc e quando vencemos esse medos e começamos a fazer Ballet, descobrimos que somos capazes sim, que em meio às dificuldades das aulas, um passo que conseguimos realizar, nos dá um dia de glória, uma sensação de conseguir e isso nos faz querer ir cada vez mais além.


8 - Desenvolvimento de graciosidade para bailarinas Adultas: existem técnicas para desenvolver isso (que inclusive trabalhamos muito dentro do meu treinamento TBD), que trazem graciosidade tanto para nossa maneira de se portar, quanto também a maneira como vemos a nós mesmas e as nos coisas à nossa volta.


9 - Melhora a postura: é a atividade que mais melhora a postura no sentido de ficarmos mais elegantes e "retinhas com as costas".


10 - Desenvolve muito a disciplina, principalmente se você estiver envolvida com um grupo, seja presencial ou online.


11 - É resgate de um sonho. É ter o poder de escolher fazer Ballet, que faz nos sentirmos empoderadas e com coragem para resgatar muitos outros sonhos, que foram engavetados para serem vivenciados.


12 - Cura traumas.: o Ballet logicamente não é uma terapia, mas existem muitas mulheres que sofreram muitos "traumas" no ballet, com a falta de apoio, por conta de um professor, etc, que passaram anos sem ouvir ou pensar em Ballet porque dói, mas depois, elas vão resgatando tudo isso quando voltam, e se sentem muito bem por ter tomado a decisão de voltar, isso vai cicatrizando as feridas que elas feridas que tinham.


Eu não sei qual é a sua situação com o Ballet ou o que te breca para começar ou voltar a fazer ballet, mas eu sei que independente da sua situação, o Ballet como uma atividade física e artística, como uma modalidade de dança, traz todos esses benefícios que eu coloquei aqui para você.


A fase adulta é a melhor fase para se fazer Ballet, sabe porquê? Porque agora você tem o poder de decisão, se você vai fazer ou não e não olhe em direção à dor, olhe em direção ao amor, para os tantos benefícios que você terá e toda a sensação que a própria atividade vai te dar.


Espero que depois desse artigo você entenda que o Ballet tem benefícios que vão além do que uma atividade física pode trazer. Então não deixe para depois, comece ou volte agora e principalmente focando apenas naquilo que há de bom no Ballet para você.


Te deixo o convite também, para participar da IMERSÃO BALLET PARA ADULTOS, um evento 100% ONLINE e GRATUITO, que acontecerá de 22 a 28 de Março, onde irei te mostrar como se tornar uma Bailarina Adulta Segura e Graciosa.


Para se inscrever, acesse o link: http://mari.balletonline.net/queroddorgi

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo