Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Como se preparar para apresentações de Ballet - Parte 3

  

Chegamos ao último artigo com as últimas dicas sobre como arrasar no palco, já que nos anteriores estávamos falando sobre alguns processos importantes para se sair bem durante as apresentações, com a consciência tranquila e a sensação boa de que deu tudo certo.

 

As dicas anteriores foram sobre aula de boa qualidade, sobre a importância dos ensaios, sobre decorar a coreografia e sobre estudar seu personagem. Ambas podem e devem ser colocadas em prática desde a hora que a coreografia começou a ser montada. Já a próxima dica é melhor dar mais atenção quando estiver mais próximo da apresentação, que é cuidar do seu estado emocional, ou seja, da expectativa.

 

Acontece que quando vamos nos apresentar ficamos ansiosas e é importantíssimo entender essa ansiedade, pois não adianta simplesmente ignorar esse sentimento. É necessário entender o porquê desse sentimento, por quê o espetáculo em questão é importante para você, se é porque é o primeiro, ou se você sempre fica assim porque tem alguém te assistindo, enfim. A partir do momento que você entender tais motivos, você conseguirá lidar com eles e colocar as coisas sob seu controle, porém ainda assim um pequeno sentimento de ansiedade estará lá e é aí que entra o controle da expectativa.

 

Quando criamos muita expectativa algo, a probabilidade de se frustrar é maior, e quando o assunto é apresentações, cometemos esse erro. Dessa maneira, quando vamos pro palco, pode acontecer algo de errado, como por exemplo ter um "branco" e assim saímos frustradas, pois a nossa expectativa não bateu com a realidade, e não tem coisa pior do que isso. 

 

Isso não é pessimismo, e sim, realidade. Então é necessário controlar a expectativa, ter consciência de tudo o que você realizou nas aulas e nos ensaios, e entender que a apresentação mais linda possível é aquela que sai exatamente tudo aquilo, porém considere que podem acontecer imprevistos, entretanto não pense muito nisso para não gerar pensamento negativo.

 

Sendo assim, pense que você fez tudo o que pôde, que não tem nenhum júri, é só uma apresentação de final de ano em que o elenco está torcendo por você e é só chegar no palco e se concentrar para produzir o que você tem feito, e modere as expectativas, pois quando elas sobem, não significa que o nível da apresentação em si vai subir, porque isso vai te deixar mais ansiosa e nervosa. A partir do momento em que colocamos o pé no chão com a consciência de que é uma apresentação ao vivo, dando menos importância, mais chance temos do espetáculo ser excelente e de sair do palco com a sensação de que foi maravilhoso.

 

A próxima dica se refere a um momento mais pré apresentação, no qual precisamos ter alguns cuidados. A primeira coisa a se pensar é na alimentação, pois a ansiedade pode trazer vários sintomas físicos, e se não cuidarmos da alimentação é muito mais provável que esses sintomas apareçam. Por isso não coma nada que você não está acostumada, não mude a sua alimentação por conta da apresentação, nem para tentar melhorá-la, nem a despreze.

 

Outra coisa importante é o cuidado com a hidratação, beba água, Gatorade, suco, líquidos que não te causem mal estar, mas que hidrate muito. Cuidado com a questão de tomar energético, pois causa taquicardia, ou seja, o coração já vai estar acelerado por conta da ocasião, e ao tomar energético, ele acelerará ainda mais, e o resultado não será bom. 

 

Na hora que estiver indo pro teatro, antes de entrar no palco, quando a ansiedade aparecer de maneira ainda mais intensa, ouça uma música para te desligar do mundo, uma música que te conecte contigo mesma. Se concentre, não fique na coxia olhando as coreografias anteriores à sua, pois isso desconcentra e acarreta em um rendimento um pouco mais baixo se comparado quando estamos concentradas. Então teste isso, defina o que te traz paz, o que te faz conectar com você mesma para que você consiga dar o seu melhor no palco, pois isso é muito importante.

 

 

Por fim, a última dica: a regrinha do "se, então". Quando a apresentação está chegando, ficamos com medo e pensamos "e se eu esquecer alguma coisa?", "e se eu não conseguir fazer tal passo?", enfim, vários "e se" que geram visualizações desastrosas na nossa mente e elas podem até bloquear alguns alunos.

 

Sendo assim, a regra do "e se, então" funciona da seguinte maneira: toda vez que você pensar em algo ruim que pode acontecer como por exemplo "e se eu esquecer a coreografia, então eu vou...", irá completar a frase, ou seja, colocará a solução do problema em questão, por exemplo "e se eu esquecer a coreografia, então eu vou olhar para a amiga do lado e copiar dela até eu lembrar". Acontece que quando falamos o "e se" e não damos uma ferramenta para o nosso cérebro, ele gera algumas ligações que liberam hormônios e consequentemente, ficamos ansiosas. Ele começa a procurar nos arquivos aquela imaginação ruim que você está tendo, porque aquilo nunca aconteceu com você, e se você tivesse passado por algo semelhante seu cérebro automaticamente já falaria a solução para você. Por isso, caso imagine algo de ruim que possa acontecer, começando com o "e se", dê sempre a solução para ele, porque fazendo isso, caso realmente aconteça algo no palco, você não irá nem perceber, porque automaticamente você fará como foi dito na sua frase do "e se, então". 

 

É uma regrinha muito legal que pode ser utilizada desde os Babys, que ajuda muito quem quer ter uma apresentação satisfatória, assim como todas as outras dicas e regras citadas neste artigo e nos anteriores! Então, se quiser ter uma apresentação de sucesso, sair do palco satisfeita, coloque essas regrinhas em prática!!!

 

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags