Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Dança Contemporânea x Ballet Clássico - Verdades e Mentiras

 

Neste artigo algumas dúvidas com relação à dança Contemporânea e Ballet Clássico, serão esclarecidas.

 

A primeira delas é sobre a bailarina de contemporâneo ser obrigatoriamente bailarina de Ballet clássico também, e já, adiantandoba resposta, essa obrigatoriedade não existe. A partir do momento que entendemos que as diferentes modalidades de dança são separadas, mas em que algum momento uma ajuda a outra, tudo faz mais sentido. Portanto, para ser uma boa bailarina de Contemporâneo, não necessariamente precisa fazer Ballet. 

 

Agora, se você quer entrar em uma companhia de dança Contemporânea, a grande maioria delas usarão as aulas de Ballet Clássico para preparar o corpo. Não são aulas focadas em formar bailarinos clássicos, mas ainda assim é necessário fazer Ballet, caso o seu foco seja entrar uma companhia de dança Contemporânea, pois na audição talvez precise passar por uma aula dessa modalidade. 

 

Caso contrário, se for dançar Contemporâneo por lazer, o Ballet Clássico não é obrigatório, mas pode ajudar muito. Isso porque a maneira como ele foi construído, acaba dando uma grande consciência corporal, e quem a tem, pega a movimentação proposta com mais facilidade. Isso não significa que quem dança Ballet Clássico, dança qualquer coisa, é apenas uma questão de facilidade, porque além da noção corporal, muitas bailarinas começam muito cedo, já que só ele dá a possibilidade de começar aos 3 anos de idade, por exemplo.

 

O Ballet Clássico deixará os seus movimentos mais desenhados e a partir do momento que entendemos que o Contemporâneo é uma desconstrução desses movimentos, ficará mais fácil.

 

 

A próxima dúvida é sobre fazer mais de uma modalidade, se uma invade o espaço da outra. A verdade é que quanto mais tempo você pratica uma modalidade de dança, ela será mais dominante no seu corpo. Pense na nossa língua, o português que falamos desde que nascemos, e aí aprendemos o inglês há dois anos, por exemplo, ou seja, o tempo de prática é menor, isso significa que seremos melhor no português, justamente por conta desse tempo. Então, você pode fazer Ballet e Contemporâneo, mas a questão de qual você ficará melhor, dependerá do tempo de dedicação ao seu aprendizado. Existem bailarinas que começaram no Ballet, foram pro Contemporâneo e hoje são grandes bailarinas, ou ao contrário, então não existe uma regra de escolha. A questão é conhecer muito bem o corpo no momento de comunicar a linguagem do Contemporâneo e em outro momento comunicar a linguagem do Ballet.

 

A terceira questão é sobre a dificuldade de bailarina clássica aprender Contemporâneo. Bom, não é exatamente isso, porque bailarinas clássicas, por conta da consciência corporal, tem facilidade nisso, porém ela tem mais dificuldade em soltar o movimento. Quando pensamos que o Contemporâneo é uma desconstrução de movimentos e o Ballet Clássico impõe regras de postura de tronco, é difícil exigir que uma bailarina clássica tenha uma movimentação natural de um corpo de Contemporâneo. Ela com certeza dançará muito bem, mas precisará de um tempo para entender a linguagem, ou seja, não se cobre, caso seja uma bailarina clássica e queira fazer dança Contemporânea. É uma questão de tempo para aprender outra linguagem, a diferença de respiração, enfim.

 

A última dúvida é sobre não precisar fazer Ballet Clássico, por querer entrar em uma companhia de Contemporâneo. Não é bem assim, porque na verdade se é isso que você quer, precisará saber o máximo de modalidades possíveis. E se a companhia é de Contemporâneo, o leque dessa modalidade está cada vez se abrindo mais para receber influência de outras. Por exemplo, já existe uma linha mais puxada para o Hip Hop, para o Jazz, etc. Então, se você acha que para entrar em uma companhia de Contemporâneo, só precisa dessa modalidade, você está enganada, porque quando mais estilos você conhecer, mais enriquecido será o seu arsenal de ferramentas para dançar Contemporâneo. Por isso, vale a pena fazer outras modalidades, para conhecer as diversas maneiras de se comunicar com o seu corpo.

 

Essas foram as verdades e mentiras sobre Dança Contemporânea e Ballet Clássico e esperamos que suas dúvidas sobre isso estejam esclarecidas.

 

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Roupas para aula de Ballet Adulto" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags