Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Qual a hora certa para as pontas?

 

O artigo de hoje é sobre qual é a hora certa para colocar pontas, pois toda criança, quando começa a fazer Ballet, ela tem o sonho de dançar nas pontas, e a mãe também... Mas precisamos respeitar algumas coisas.

 

A primeira delas é a idade do desenvolvimento osteomuscular, porque em primeiro lugar, toda criança tem um desenvolvimento motor e muscular diferente, até alguns artigos afirmam que a hora de colocar ponta é aos 11, 12 anos de idade, mas outros já revelam que tudo isso é muito relativo, justamente porque as crianças se desenvolvem de maneira diferente. Então, algumas de 10, 11 anos já apresentam uma maturidade osteomuscular, dos ossos e dos músculos que seria compatível com uma criança de 14, 15 anos. Por outro lado, existem crianças  de 12 anos que têm um desenvolvimento compatível com uma de 8 e é preciso respeitar tudo isso. Mas por que respeitar esse desenvolvimento osteomuscular? Porque quando estamos em pé, descarregamos nosso peso na sola do pé e quando colocamos a ponta, começamos a descarregar o peso nos ossos da frente do pé e é uma carga gigantesca, e a criança que não está ainda com os ossos totalmente desenvolvidos, pode desenvolver lesões futuramente, quando for adulta.

 

A segunda coisa que precisamos respeitar é a habilidade muscular dessa criança, ou seja, a força, coordenação motora, a capacidade dos tendões dela, porque se não isso também gera lesões no futuro. Também é necessário respeitar o nível técnico da criança, pois é bem frustrante, tanto pra ela quanto pro adulto, quando não tem o nível técnico, começar as aulas de ponta e quando se olhar no espelho falar "nossa, é isso que eu consigo fazer?". 

 

 

Então é preciso respeitar pelo menos esses três itens para conseguir colocar a ponta tanto na criança, quanto no adulto, no momento certo, porque se não ela acaba desistindo do Ballet. Quem pode dizer sobre isso, sobre a hora certa, é a professora dela, pois ela indica um trabalho determinado e direcionado para que a criança ganhe esse fortalecimento todo para começar realmente a fazer aulas e dançar na ponta.

 

Sendo assim, é necessário ter paciência, se envolver nas aulas e dar o melhor porque a hora certa chega, e só depende da bailarina!!!

 

 

 Baixe agora mesmo o Ebook Gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags