Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Sobrepeso no Ballet Adulto - Verdades e Mentiras

 

Sobrepeso no Ballet é um assunto que possui muitos tabus e gera muitas dúvidas, e neste artigo serão respondidas algumas delas, começando por "é verdade que Ballet não emagrece?" e a resposta é "mentira". O Ballet é uma atividade física que queima muita caloria se for bem feito com empenho, e como qualquer outra atividade física que queima caloria, você pode utilizar como uma forma de emagrecer. A grande questão que precisamos pensar nesse assunto é que se você não cuidar da sua alimentação, não vai adiantar nada, porque você estará comendo demais e a atividade não gastará tudo aquilo que você comeu, afinal, emagrecer é uma conta simples: o quanto se coloco para o quanto se tira, isto é, o quanto você come para o quanto você se exercita. 

 

Precisamos parar para pensar que se o Ballet feito com vontade queima caloria, mas você não está emagrecendo, vale a pena procurar uma nutricionista para reavaliar a reeducação alimentar que está sendo feita. Então, para concluir a resposta dessa pergunta, saiba que Ballet emagrece sim. 

 

A segunda dúvida é "tive filhos e a minha barriga é para fora, com isso não tenho força abdominal. Sinto que preciso perder essa barriguinha para ganhar força", isso é mentira. O que nós temos na frente do músculo abdominal é a barriga, que é uma camada de gordura que cada um acumula de uma maneira e por isso, não tem nada a ver uma coisa com a outra, pois o músculo está por trás da barriga e se fizermos exercícios que o fortaleça, ele vai ter ação independente da camada de gordura. Agora, se existe essa camada de gordura e você não tem força, pode ser que você não esteja fazendo fortalecimento dos músculos abdominais para obtê-la para fazer um developpé, por exemplo. Ou seja, a barriga não significa nada no sentido de não ter força, afinal, se não trabalhá-la não adianta nada, pode ser a pessoa mais magra desse mundo.

 

A terceira afirmação recebida é "quem está sobrepeso não consegue fazer Ballet, pois não consegue executar as coisas" , o que também é uma grande mentira, pois existem pessoas magrinhas que não conseguem executar, ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Então, tire isso da cabeça, você não precisa emagrecer para entrar no Ballet, não há relação nenhuma entre executar o passo e o seu peso, não importa se você está acima, no peso ideal ou abaixo. Conseguir executar é uma questão de aprender o passo e fazer a repetição.

 

 

A próxima é "estar sobrepeso no Ballet pode sobrecarregar os joelhos", o que é verdade, assim como ser magra, saltar e cair de um jeito errado também sobrecarrega o joelho. Nós precisamos tomar cuidado com as coisas, não dá para acharmos que só porque é magra pode sair por aí saltando de qualquer jeito, fazendo um plié de qualquer maneira. Estar sobrepeso fazem com que o corpo fique mais pesado e com que as articulações precisem absorver mais o impacto, que é maior, só isso e sendo assim, se uma pessoa que está acima do peso, mas sabe saltar e voltar para o chão adequadamente, utilizando os músculos da coxa, etc, ela não vai se machucar, ao contrário da magra que não salta da forma correta.

 

Dessa forma, estar sobrepeso não significa que você vai se machucar se fizer Ballet, significa que a propensão de forçar as articulações é maior do que para uma pessoa que está no peso ideal ou abaixo. Porém, se ambas não souberem fazer o passo direito, ambas irão se machucar e é por isso que precisamos tomar muito cuidado com isso.

 

Essas foram as dúvidas sobre sobrepeso no Ballet, mas o que vale a pena deixar claro é que não existe essa de que para o fazer é preciso ser magra. É necessário entender que para fazer Ballet sem se machucar você precisa saber o que está fazendo e para isso, você precisa ter um bom professor e estar realmente preocupada em fazer os passos da maneira correta. Quando você sabe e pratica tudo isso já é o primeiro passo para não se machucar, depois se preocupe com o seu corpo, com a maneira que você se vê no espelho, com a maneira que você gosta de ser e faz você se sentir à vontade, e isso não tem nada a ver com sobrepeso e Ballet.

 

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags