Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Professores: como montar uma aula

  

Como é possível fazer para montar uma aula de Ballet adulto? É muito comum começarmos a dar aulas e ficarmos um pouco perdidos quanto ao que vai dar, etc., e sempre acabamos nos adaptando e chegamos já sabendo qual a sequência, porém fazemos um saladão sem saber para onde estamos indo, o que é um problema quando falamos em não saber montar aulas. Por isso, este artigo trará três dicas para te ajudar nisso, professor.

 

A primeira dica sobre como montar uma boa aula é saber para quem você está montando a aula e não adianta apenas dizer qual a turma, pois se você não conhece o nível intermediário, por exemplo, daquela escola, método, lugar, enfim, fica difícil, pois o que é intermediário para um, pode ser considerado iniciante para outro. Essa questão é muito diferente de uma escola para a outra, de uma região para a outra, por isso é muito importante conhecer, saber quem são os alunos, como eles são, como é a aula, enfim, conhecer tudo sobre aquela turma no momento em que for montar uma aula. Isso porque no momento que você for propor um tendu, precisa saber se aquele exercício está fácil, intermediário ou se está muito difícil para aquela turma antes mesmo de você propor a sequência, pois dependendo do que acontece durante a aula, é necessário mudar. Por exemplo, você pode ter três tendus que servem para aquela turma, um de nível 1, outro de nível 2, que é mais mediano e outro tendu de nível 3 que é mais "hardcore" para aquela turma, e dependendo de como ela se comporta, você precisará utilizar um desses três níveis. Às vezes você pode chegar para dar aula e a turma estar falante e o único jeito de fazer eles ficarem quietos, será dando a sequência de nível 3. Portanto, tenha sempre vários níveis de dificuldade do mesmo passo e não se esqueça que para isso você precisa saber para quem irá dar aula.

 

 

A segunda dica pode parecer loucura para você, mas monte a aula de trás para frente. Por exemplo, você sabe que dará aula hoje para o Ballet Adulto iniciante, sabe onde eles estão no processo de aprendizagem e sabe que estão começando a aprender diagonal de giros e já aprenderam sobre pirouettes. Sabendo disso, você montará sua aula de trás para frente, começando pela diagonal de giros que é a sequência principal que você dará no final da aula, e a partir disso você montará a sequência anterior, no centro, pensando no que você pode dar que ajudará na sequência principal. Após montar o centro, você pensará no que pode dar na barra que poderá ajudar na sequência principal também e assim por diante, pois dessa maneira você trabalhará aquilo que pretende dar no final da aula decompondo os passos e espalhando pelas sequências durante a aula para, no final, conseguir juntar tudo. Esse processo precisa ser pensado de trás para frente, porque se for o contrário, fica muito mais difícil. 

 

A terceira e última dica é sobre como é possível montar um plano de aulas. A primeira coisa que você precisa é saber sobre qual método que a escola em que você trabalha, utiliza. Se ela tiver um método, por exemplo, Royal, já terão o plano de aula, o cronograma do que cada turma irá aprender, enfim, mas se a escola tiver um método livre, no qual cada professor escolhe a melhor maneira para ensinar determinado passo, você terá que montar o plano de aula. Se você for o único professor dessa escola, precisará analisar sobre o que quer que cada turma já saiba fazer em determinado nível e montar o plano de aula de acordo com isso, espalhando o conteúdo de forma gradativa em cada nível. Ele é um guia, um mapa que indica em quais cidades você deve passar para chegar no destino final, isto é, em quais passos você deve passar, por exemplo, plié, relevé passé, para chegar na pirouette, o seu destino final. Então, essa é a melhor maneira para montar plano de aulas para o ano todo. Já para montar um plano de aula para o dia é muito simples, a partir do momento que você já tem esse mapa, por exemplo, se você quiser ensinar o passé, montará a aula de trás para frente, para chegar no fim dela e dar o passé. 

 

Essas foram as três dicas para você conseguir montar uma aula de Ballet Adulto de qualidade! Seguindo-as você não terá nada a perder.

 

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags