Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Qualidades de um bom Professor

 

Neste artigo falaremos um pouquinho sobre três qualidades que um bom professor tem, começando pela capacidade de realmente acreditar no potencial dos alunos, com fundamento. Por exemplo, não é pegar um aluno que sempre erra, sempre falta, que não está envolvido e empenhado no Ballet e dizer "eu acredito nesse aluno, pois quero ser um bom professor", não é isso. É realmente acreditar no potencial do aluno que sempre faz, se dedica, vai em todas as aulas, faz alongamento em casa, enfim, acreditar nesse aluno que tem um tipo de potencial, mas também acreditar no outro tipo de potencial daquele aluno turista que vai para a aula uma vez ou outra.

 

O bom professor é aquele que consegue enxergar o potencial de cada aluno e consegue levar a aula de uma maneira que seja boa para todos de acordo com o potencial de cada um. Não é porque você tem um aluno na turma que tem condições para fazer fouetté, que você vai dar esse passo para a turma inteira, pois tem aquele aluno turista que vai ter condição. Então, você vai dar a sequência com algumas diferenças de um aluno para o outro, por exemplo, para um você vai pedir uma pirouette, para outros dupla e para outro dupla e dois fouettés, pois assim você acaba pegando o mesmo passo e dificultando para os alunos que têm mais potencial ou menos potencial. Fazendo dessa maneira, você dará uma aula que acrescentará em todos os alunos de uma maneira que seja mais direta para o potencial que cada um pode chegar naquele momento da vida.

 

Essa é a primeira qualidade de um bom professor, pois não é simplesmente empacotar uma aula, fazer um bolo de cenoura e oferecer esse mesmo bolo para todo mundo, pois tem gente que vai precisar comer o bolo sem cobertura ainda, porque o estômago ainda não está preparado e outras pessoas já podem comer com a cobertura, sorvete do lado, enfim, virar aquele super prato. Pense nisso no momento de elaborar as suas aulas.

 

 

A segunda qualidade de um bom professor é ele saber ensinar o passo a passo de um passo. É muito comum as aulas de Ballet, muitos professores pedirem para o aluno fazer uma pirouette, por exemplo, e simplesmente virar uma na frente dele e dizer "olha, é assim", e isso não vai fazer ele aprender. O passo a passo daquele passo precisa ser explicado, você precisa dizer que ele precisará fazer plié, relevé passo, enfim, "quebrar o passo" e explicar cada etapa. Isso é uma qualidade de um bom professor, pois ficar dançando na frente do aluno é a mesma coisa que chegar em uma padaria achando que vai saber fazer todos os doces, sendo que você só os viu, fazer é outra história.

 

A terceira qualidade que só bons professores têm é saber corrigir um erro, pois saber fazer o passo é uma coisa, bons bailarinos sabem, saber ensinar o passo a passo de um passo, é outra coisa, bons professores sabem, agora, saber corrigir um erro é para poucos professores. Isso porque para corrigir algo que está saindo errado, tem um meio do caminho, pois você precisa saber identificar o que está errado, e essa é a parte mais difícil em uma aula de Ballet. Por isso só os melhores professores conseguem olhar para um aluno e perceber o que é que ele está fazendo de errado, pois às vezes é só um detalhe muito pequeno que está impedindo o passo de sair. Esse professor que consegue identificar o que está errado e entra com a correção, é o mestre! No Brasil, temos muitos mestres, então aprenda com eles, pois vale muito a pena!

 

Essas são as três qualidades mais importantes de um bom professor para que você realmente se atente e busque mais conhecimento para desenvolver cada vez mais isso!

 

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags