Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Como se tornar Professor de Dança

 

Bom, falar sobre esse assunto tão perguntado não é possível se não entrarmos em Leis, por isso, neste artigo algumas polêmicas serão comentadas no decorrer dele, então tenha paciência e leia-o até o final para depois, tirar suas conclusões.

 

O primeiro ponto que precisamos pensar é sobre o que dizem "para ser professor de Ballet é necessário ter feito faculdade de Dança", o que é uma mentira. A Lei diz que para sermos um profissional de Dança, é necessário ser registrado em carteira como profissional de Dança, e para isso é necessário ter o DRT (Direito de Registro de Trabalho). É possível conseguirmos tirar o DRT fazendo uma faculdade de Dança, ou indo direto em um sindicato para tirá-lo, e neste caso, presta-se uma prova (alguns sindicatos dão um mini curso), no qual você precisa apresentar uma coreografia para que possa ser avaliado se realmente dança ou não, enfim, eles irão te passar ou reprovar, e caso passe, te darão o seu DRT. Após isso, você irá ao Ministério do Trabalho e registrará esse documento na sua carteira de trabalho. Legalmente, é isso que existe isso hoje!

 

Além das pessoas que tem DRT, profissionais de Educação Física também podem ser registrados como professores de Dança. Fora isso, não tem outra possibilidade para ser registrado com este título, porém sabemos que no Brasil a maior parte dos professores de Dança trabalham sem registro. Então, se você trabalha sem registro e a questão não é essa, você teoricamente não precisa do DRT e nem da faculdade de Educação Física para dar aulas. Não podemos ser hipócritas e dizer que isso não acontece no Brasil, porque na realidade é o que mais vemos. 

 

"Dar aula sem DRT pode ser um problema?" bom, depende. Não se tem conhecimento sobre qualquer órgão que fiscalize as escolas de Dança para ver se os professores têm DRT, se são educador físico, enfim. Existem os sindicatos de Dança que têm a função de aprovar ou não o(a) bailarino(a) para que ele tenha DRT, porém eles não fiscalizam as escolas para ver quem está dando aula. Isso explica o fato de encontrarmos tantos professores de Dança nas escolas sem nenhuma formação superior ou DRT, pois não existe a fiscalização. Porém, isso não significa que esse professores que não tem a formação ou o registro, não saibam ensinar Ballet.

 

Se pararmos para pensar, Ballet é uma atividade física, artística e cultural. Então, a partir do momento que uma pessoa tem conhecimento desses aspectos, teoricamente ela está capacitada para dar aula, mas quem dará o título é o DRT ou as faculdades. Se você souber algo a mais que alguém, que possa acrescentar, você pode ensina, mas é necessário tomar alguns cuidados, o primeiro deles é: se quer dar aulas de Ballet, faça aulas, pois não tem como dar aulas de uma modalidade que você não faz, não é possível se basear apenas em uma apostila. É necessário realmente estudar para entender e poder ensinar para alguém, e é para isso que existem os milhares de cursos de capacitação para professores espalhados pelo país. 

 

 

A segunda coisa para dar aulas e realmente entender o que está fazendo é: entender o corpo humano. Não é possível furar uma parede e colocar um parafuso, se você não sabe como funciona uma furadeira, pois ela é sua ferramenta, então é necessário entender qual é a broca, como se coloca, enfim, as suas ferramentas para furar a parede. Dessa forma, Ballet é a sua parede e se você quer ensiná-lo, precisa de uma ferramenta e ela será o corpo de alguém, o que é mais grave ainda, pois a furadeira não é nem sua, é de outra pessoa, o corpo de outra pessoa. Quando vemos pessoas que querem ensinar Ballet, mas não entendem do corpo humano, nos deparamos com um ensino superficial, perigoso e sujeito a outros profissionais caírem em cima de você, simples assim.

 

Portanto, tome cuidado com essas coisas. Se você quer ensinar Ballet, estude-o, faça cursos de capacitação para professores e estude anatomia, biomecânica, fisiologia, estude para que você realmente consiga desenvolver o conhecimento necessário para o corpo. Para isso, você pode ir para uma faculdade de Fisioterapia, de Educação Física, etc, uma faculdade que estude o corpo humano ou até mesmo buscar livros e fazer cursos voltados para isso. É importante que você busque esses pilares, e é nesse momento que entra um outro: a pedagogia, a arte de ensinar.

 

Não é porque você sabe fazer Ballet muito bem, que você sabe dar aula disso. É necessário saber se relacionar com o aluno, montar uma boa aula, enfim, para dar aula de Ballet, é preciso uma salada de coisas e não uma só, pois isso é diferente de ser registrado como professor de Dança. Para ser registrado, atualmente, é necessário DRT, faculdade Educação Física ou de Dança.

 

Existe uma Lei que está em votação desde 2016, onde diz-se que todas as pessoas formadas em Dança, Educação Física ou tiverem o DRT e que antes da Lei ser aprovada, elas estiverem dando aulas de Dança, terão o direito ao registro. Isso significa que se você está dando aula hoje e essa Lei for aprovada, você, legalmente, já estará incluso como direito de ser professor de Dança. Se isso é bom ou ruim, avalie você.

 

Há professores excelentes que nunca pisaram em uma faculdade de Dança, mas também existem professores formados que são péssimos, assim como também há professores que fizeram faculdade e são excelentes, e também têm aqueles que nunca fizeram nada e são péssimos, ou seja, existe de tudo. Nós, como profissionais, devemos buscar cada vez mais conhecimento para entregar o nosso melhor para o aluno que está ali, afinal de contas, ninguém fica rico sendo professor de Ballet. Sendo assim, se você faz por amor, faça muito bem feito, estude, pois vale à pena!

 

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags