Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Pare de Valorizar seus erros Bailarina!

 

Hoje falaremos um pouco sobre como a valorização dos nossos erros pode afetar de forma direta e indireta na nossa aula e no nosso desempenho, pois é muito comum bailarinas e bailarinos adultos, que não tem a base do Ballet adequada por falta de tempo mesmo, começarem a ficar muito auto críticos, isto é, se criticarem demais o tempo todo, elegendo os erros que cometem dentro da sala de aula. Isso acaba interferindo no desempenho, pois a bailarina começa a desacreditar que é capaz, desacreditar que o Ballet é possível e acaba voltando a culpa disso tudo para si mesma, dizendo que o problema é ela, o físico, o fato de ter começado mais velha, enfim.

 

A primeira dica para você acabar com isso é sobre aqueles momentos da aula em que você erra a sequência por não conseguir decorar. Quando isso acontecer, você simplesmente vai parar, lembrar de um erro apenas e duas coisas que você acertou, ou seja, 1 para 2. Assim, nós começamos a substituir uma crítica por dois elogios. Faça isso a partir de agora, porque assim o cérebro começa a entender "sim, errei, mas faço coisas boas também". Isso não significa que se deve tapar os olhos e fingir que não está errando, fingir que não tem que melhorar, porém é necessário diminuir essa auto crítica destrutiva para que se tornem críticas construtivas, ou seja, pense no que errou e reflita que na próxima vez você pode melhorar isso.

 

É muito comum bailarinas adultas terem dificuldade de decorar uma sequência de tendu na barra, por exemplo, e depois de um mês já conseguirem, porém terem dificuldade de decorar a sequência do centro e começarem a se auto criticar novamente. O problema está no fato de que ela não lembra mais da sequência da barra que ela passou a decorar, e fica apenas focada no que está errando. Pare com isso, pois nos coloca cada vez mais para baixo!

 

 

A segunda dica para quando você errar é simplesmente olhar para o erro e pensar em tudo o que você passou para estar onde está hoje. Por exemplo, se hoje a pirouette não sai, pense em quando você entrou e não fazia nem tendu, jeté, não sabia nem o que era um passé, mas hoje em dia já sabe o que é tudo isso e ainda faz. Então, comece a valorizar esse período que passou, pois temos o hábito de valorizar aquilo que está longe, mas esquecemos do caminho que já foi percorrido. O tempo de dedicação que você já teve é muito importante e precisa ser valorizado, você precisa pensar nisso e dizer "nossa, foi tão difícil para começar e eu não vou desistir agora, não vai ser uma pirouette que vai acabar com o meu humor, com o meu dia, e agora eu vou conseguir isso também!". Assim, você vai trabalhando o seu mindset e vai se tornando uma bailarina cada vez mais focada, linda e maravilhosa.

 

A terceira dica é: entenda que tudo é um processo. Da mesma maneira que nós começamos a aprender Ballet e a primeira coisa com que nos preocupamos é com as pernas, com a postura, para depois aprender o tendu, etc, e chegar na pirouette, fazendo com que isso seja um processo, todo o resto será um processo também. Portanto, se hoje você está com alguma dificuldade em relação a passos, tenha calma, pois naturalmente você irá chegar onde quer. Tem como acelerar esse processo, sim, buscando mais informações que realmente agreguem valor à sua aula, mas entenda que é um processo, não é porque você assistiu um vídeo sobre pirouette hoje, que daqui cinco minutos você estará fazendo, isso não existe. Fazendo isso, você entenderá aos poucos sobre o passo e depois de alguns treinos, verá a pirouette acontecer, ou seja, tudo é um processo.

 

Por isso, tenha calma, acolha os seus erros de verdade, veja no que pode melhorar e mentalize que você irá conseguir! Leve isso para você, pratique e verá a diferença!

 

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags