Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Faça seus alunos NÃO faltarem

 

Como fazer com que os alunos NÃO faltem nas nossas aulas? Este artigo trará algumas dicas sobre isso para você, professor.

 

A primeira coisa que precisamos entender é que não é algo pessoal, pois muitas vezes nós, como professores, acabamos levando para esse lado e começamos a pensar coisas do tipo “acho que não está gostando da minha aula”. Caso você seja um professor novo na turma, vale à pena conversar com a direção da escola, dizer sobre o(s) aluno(s) que está faltando bastante e perguntar se isso é comum ou se está acontecendo só na sua aula, porque assim dá para você tentar entender se está agradando ou não.

 

Caso já seja uma turma que você já conhece e a galera começou a faltar, é necessário fazer uma reflexão: todas as pessoas têm vida fora da sala de Ballet, principalmente os alunos, e essa vida lá fora tem um monte de outras coisas interessantes, como por exemplo cinema, churrasco, aniversário, casamento, etc, e fica difícil para nós, professores, concorrermos com essa vida lá fora. Por esse motivo, aqui vão três dicas que você pode começar a utilizar nas suas aulas hoje para conseguir concorrer em um nível mais próximo com a vida externa.

 

A primeira dica é sobre você começar a antecipar para o seu aluno(a) o que é que vai ter na sua próxima aula e para isso, você tem que ser esperto, porque se você sabe que o aluno não gosta de meia hora de alongamento na parede, você não dirá isso, pelo contrário, fale aquilo que você sabe que ele quer aprender. Por exemplo, se você está em uma turma na qual está chegando a hora de aprender a fazer pirouette, porém os alunos não sabem disso, você dirá “não faltem na próxima aula, porque nós começaremos a aprender pirouettes”, com certeza você verá olhinhos brilhando e nem uma alma irá faltar. A questão é você dar o link do que terá na próxima aula, e é óbvio que entra também a questão da integridade, ou seja, se você falou que ia dar, vai ter que dar! Não prometeu que os alunos iriam conseguir fazer, mas prometeu ensinar, então tem que cumprir. Portanto, vá lá e antecipe os bailarinos sobre as suas aulas, talvez não dê para fazer isso em todas, mas aos poucos você conseguirá envolver os seus alunos para que eles parem de faltar.

 

 

A segunda dica é sobre você gerar uma sensação de escassez no aluno. Para fazer isso, diga para ele “não falte na próxima aula, porque vou ensinar pirouette e todo mundo vai aprender do 0, juntos. Então, quem faltar, depois terá que correr atrás! Por isso, não falte, pois o momento de ensinar o passo a passo será nessa aula”. O aluno, nesse momento, pensará “não posso faltar de jeito nenhum, porque é o passo a passo, estará todo mundo aprendendo junto”, ou seja, você gerará nele uma urgência de não faltar na aula. Aqui não está sendo trabalhado falar mentiras para os alunos, porque isso não funciona e é errado, é realmente sobre antecipar as coisas e explicar por quê é importante que eles estejam ali.

 

A terceira e última dica que é “matadora” que fará com que os seus alunos não faltem é: pegue o seu celular, abra o YouTube, procure por um vídeo de Ballet de repertório com aquelas bailarinas lindas e mostre, a partir desse vídeo, o passo que os alunos irão aprender na próxima aula. Você verá que eles sairão da sala falando sobre isso, pedindo o link do vídeo e voltarão na próxima aula praticamente com a coreografia decorada, de tão envolvidos que ficarão com a possibilidade de aprender algo tão próximo daquele vídeo bonito, pois Ballet, infelizmente, envolve um mito de que a aluna está sempre aprendendo, nunca assume que já sabe fazer aquilo, mas enfim. Então, quando você mostra o vídeo, estará dando motivos para ela olhar e perceber qual é realmente o passo que você está querendo ensinar, se é uma pirouette, um cheval, etc. Portanto, mostre, porque cria uma emoção no aluno que o faz querer estar na aula de qualquer jeito, faz ele largar o casamento, churrasco, aniversário.

 

Por fim, estas foram as três dicas que se você começar a pôr em prática qualquer uma delas hoje, verá que os seus alunos não irão mais faltar na sua aula, o que resolverá o seu problema!

 

 

 Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags