Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

Qual é o seu perfil, Professor?

 

Bom, sabemos que dar aulas não é fácil, que além de ter conhecimento, precisamos ter maturidade com as turmas, o que exige muito da gente e por isso existem alguns professores que acabam pecando em algum aspecto nessa busca para desenvolver um perfil. Sendo assim, há duas categorias de tipo de professores que afastam qualquer aluno, e a primeira diz respeito sobre aquele professor exibicionista.

 

Imagine você chegando em uma sala de aula, talvez pela primeira vez e se depara com o professor ou professora mostrando o exercício toda linda e maravilhosa, no momento de fazer a pirouette, faz três e diz “mas você vai fazer uma só, fica tranquilo”, mostra o developpé com a perna super alta, enfim, aquele professor que está dançando na sua cara. Bom, se fosse para ver dança você tinha comprado ingresso para assistir a um espetáculo, você está na escola para aprender. Tome cuidado com isso... Não significa que você não deve mostrar os passos, porque isso é importantíssimo, afinal muitos alunos aprendem pelo estímulo visual, o problema está em se exibir, isso não é necessário, você pode amassar e jogar fora.

 

Então, se você sabe fazer três pirouettes e vai ensinar o seu aluno a fazer uma, não precisa fazer um monte, se esforce para fazer apenas uma, porque realmente é difícil quando se está acostumada com várias e precisa maneirar na impulsão para fazer apenas uma. Sendo assim, faça uma e diga para o seu aluno que geralmente faz mais, mas está tentando fazer uma para mostrar para ele, com certeza o aluno vai pensar “nossa, ele gira mais e está até mostrando menos para me ajudar”, ele verá mais isso como ajuda do que se você girar cinco pirouettes na frente dele, pois ele irá pensar que isso é impossível e jamais irá conseguir fazer.

 

Portanto, tome cuidado com a questão de se exibir demais para o aluno, pois nele só irá causar a impressão de que ele é incapaz, ele irá se questionar sobre o porquê de estar ali e achar que não deveria nem ter ido, o que consequentemente vai afastar qualquer aluno de você.

 

 

O segundo perfil de professor que afasta qualquer aluno é o perfil do professor desencanado, aquele “amigão” ou “amigona”, que chega no aluno todo simpático, puxando assunto, perguntando de toda a família e perde 15 minutos de aula. Depois de todo o papo a aula começa e a cada explicação que ele vai dar sobre um passo, ele começa a contar história e puxar mais papo, e quando vai ver, quando você vai realmente cronometrar, percebe que só fez 15, 20 minutos de aula de verdade e o resto foi papo que por sinal, não foi construtivo para a dança. Se você puxa um papo voltado para a dança que vai agregar para a bailarina, também é uma maneira de ensinar Ballet, ou seja, quando você ensina como é que ela lida com o que ela não consegue fazer, com o medo de ir para o palco, você também está ensinando Ballet, pois não está falando da vida pessoa, contando uma história que aconteceu há 50 anos atrás, enfim.

 

Dessa forma, quando o professor é muito desencanado do resultado que ele vai apresentar para aquela turma no final do ano, essas coisas acontecem. Então, cuidado com esse perfil, professor! Se você percebeu que faz isso, anote no seu caderninho que até o fim do ano você quer que a turma X esteja fazendo uma pirouette, por exemplo, e anote o que você vai fazer para chegar no seu objetivo, pois quando você faz isso, não corre tanto o risco de ser um professor desencanado que afasta os seus alunos, porque eles podem até falar “eu pago uma hora de aula e só faço 15 minutos, porque o resto é só papo”.

 

Portanto, realmente tome cuidado com esses perfis de professores, fique atento para não cair nessas armadilhas do dia a dia e perder alunos!

 

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags