Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

DIETA IDEAL PARA BAILARINA

 

 

Se você esta achando que encontrará aqui um daquelas dietas mirabolantes para emagrecer pode parar de ler agora. Não é nada disto que tratarei nesta matéria...rs...

O assunto dieta é bem polêmico, quando se trata de bailarinas então nem vale a pena comentar.

A verdade é que a Bailarina, como qualquer outra pessoa não deve fazer dieta, mas sim, a famosa Reeducação Alimentar acompanhada por uma Nutricionista, o que não é o meu caso.. sou fisioterapeuta.

Como fisioterapeuta não tenho autoridade para falar sobre reeducação alimentar, mas como bailarina e professora de dança, tenho algumas dicas muito ricas e valiosas para você anotar se desejar ter o corpo perfeito.

Por falar em corpo perfeito, o que é o corpo perfeito? O corpo perfeito ao meu olhar é aquele que é saudável, um corpo que consegue desenvolver todas as suas atividades diárias com êxtase. Assim, não vamos falar aqui sobre magro ou gordo, vamos falar de saúde.

Muitas bailarinas são magras, outras nem tanto, e esta característica não interferem em nada na sua dança. Pode interferir na sua qualidade Técnica, mas não na sua dança que é única e exclusiva de cada pessoa. O grande problema é que muitas meninas que começam a fazer ballet acreditam que só irão conseguir um papel de destaque se estiverem abaixo do peso ideal (abaixo do seu IMC). Se isto de fato for verdade na escola ou companhia onde você faz aulas sugiro urgentemente que reveja este lugar.

Os tempos mudaram e é cada vez mais comum ver bailarinas desenvolvendo anorexia e bulimia. Triste mas é real, e os grandes culpados disto são as escolas de dança e os pais que muitas vezes preferem fechar os olhos e fingir que isto não esta acontecendo em baixo do seu nariz.

Já tivemos aqui na D'leite casos de bailarinas com emagrecimento muito rápido e acentuado, mas como sou bem atenta a este fato, logo chamamos os pais para conversar e a bailarina a fim de saber o que de fato estava acontecendo. Tivemos alguns casos mais graves e outros mais leves, mas todos tratados com a mesma seriedade. Mas depois podemos escrever mais sobre estes dois distúrbios de alimentação que estão diretamente ligados a dança.

O que desejo nesta matéria é deixar claro que respeitar o seu IMC é o primeiro principio a ser colocado para as bailarinas dentro e uma escola, companhia ou academia de dança. Isto sim é Corpo Perfeito.

E que dieta perfeita para Bailarinas, esportistas ou qualquer outra pessoa que deseje fazer dieta, existe sim. A dieta perfeita é aquela que adicionamos alimentos de maior qualidade em nossas refeiçoes de forma balanceada, sem exageros mas principalmente sem exclusões.

Sou absolutamente contra a ideia de que por ser bailarina não pode comer chocolate, tomar sorvete, comer pão ou beber refrigerante. Acredito sim que devemos monitorar muito bem os alimentos que ingerimos, afinal eles nos fazem exatamente quem somos e nos destinam diretamente a saúde que teremos. Contudo, proibir ou pior, se auto-proibir de comer determinados alimentos sendo que seu organismo esta pedindo talvez não seja a forma mais inteligente de chegar ao corpo perfeito... afinal, se o corpo pede é porque ele precisa.

Isto também não significa que vou me "empanturrar" de doces, carboidratos e refrigerantes, pelo contrário... como disse acima.. tenha uma alimentação mais saudável  e balanceada.

O que sugiro com experiencia de bailarina profissional (que já fui), substitua suas farinhas por farinhas integrais, evite gorduras como coxinha frita, inclua mais saladas e frutas no seu cardápio, prefira as carnes grelhadas, beba muita água mas principalmente, não é o peso que lhe faz dançar melhor, e sim um corpo saudável e cheio de energia.

Pense nisto,
E caso você esteja realmente acima do seu IMC, procure um nutricionista para não ficar fazendo dietas malucas da internet, da vizinha, ou da avó...

com carinho
Mari Ballet OnLine

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Quando usar braços na aula de Ballet Adulto?

15.03.2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags