top of page

Como fazer a criança se apaixonar por Ballet

Atualizado: 16 de jan. de 2020



Este artigo é direcionado para professores que dão ou pretendem dar aula para turmas de baby. Sabemos que para isso é necessário entrar no mundo da criança, não podemos impor nada, porque tudo funciona na base do convencimento, no sentido de mostrar que aquilo realmente é legal e não chantageando oferecendo prêmios, pois isso não é legal. Sendo assim, existem algumas técnicas para isso e aqui serão apresentadas algumas dicas para você conseguir melhorar suas aulas e cativar suas alunas ao Ballet.


O primeiro ponto que precisamos pensar é que a criança, de 3 a 6 anos, precisa realmente entender o porquê que ela tem que fazer determinada coisa, então é necessário propor uma aula muito interessante para essas turmas e nessa idade é complicado sentarmos para explicar algo, então é necessário ganhar essas alunas de outra forma, trabalhando com o lúdico para entrar no mundo dela e trazer ela pra você, ou seja, é uma troca.


Algo interessante a se fazer é trabalhar com musiquinhas e ao chegarem na sala, já pede para elas sentarem em círculo o que faz com que tenham uma interação maior e mostra desde o início que ali acontecerá um trabalho em grupo. Com a musiquinha tocando, comece os alongamentos de forma mais lúdica, utilizando a letra da música ao seu favor, criando assim, uma dinâmica de aula, na qual você sabe que esse momento é o de aquecimento do corpo da criança para ela realmente entrar em uma aula de Ballet. A música te ajudará nisso, pois dará um motivo para as alunas fazerem o que se pede, não é simplesmente pedir para elas pegarem no pé, por exemplo, e contar até 10. Então, vá criando essa brincadeira, pois é algo muito bacana que faz com que a criança associe a música ao movimento que ela está fazendo e ela não será resistente para fazer o que está sendo proposto.



A segunda dica é sobre criar histórias, não apenas dizer o que elas têm que fazer sem mais nem menos, pois elas irão se dispersar e não farão. Então para envolver essas crianças, conte histórias utilizando o lúdico, utilize coisas palpáveis, como por exemplo um ursinho de pelúcia, uma frutinha de plástico, uma varinha, coroinha, enfim, coisas que você encontra em lojas de artigos populares. Com esses objetos, você pode criar histórias que estimulem a criança a fazer movimentos de Ballet, faça ela entrar dentro dessa história. Assim, você vai envolvendo as alunas, entrando no mundo delas e trazendo-as para o seu mundo, através da utilização de coisas lúdicas, mas que são palpáveis, que já é o assunto da terceira dica.


As coisas lúdicas palpáveis são simples, podem ser feitas por você mesmo, acrescente detalhes que às vezes nem tenha função técnica, mas que vá envolver a criança. Fitas de cetim, cestinhas, tapetinhos para elas entenderem as posições dos pés, enfim (mas lembre-se sempre que você deve respeitar o corpo delas, o limite, pois as articulações ainda não estão firmes, então tome cuidado para não propor algo que as machuquem, proponha sempre algo mais seguro). Se formos explicar apenas falando, até mesmo utilizando os nomes de partes do corpo, elas não irão entender, mas se utilizarmos essas coisas lúdicas que trazem estímulo visual, elas entenderão facilmente. Teste isso!


Bom, este foi o artigo para que você possa ter uma ideia de como fazer a criança se apaixonar por Ballet e ter a clareza de que para isso a aula precisa ser legal. Pense com a cabeça de uma criança de 3, 4 anos, pois com certeza ela não iria querer entrar em uma sala fechada, com uma tia gritando e uma música que não tem letra nenhuma. Então, utilize muito o lúdico, não é necessário exigir que ela aprenda a técnica do Ballet nesse momento, pois ela ainda não tem desenvolvimento físico para isso. Faça bom proveito dessas dicas e com certeza você notará a diferença em suas aulas nas turmas de baby!


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page