• Mari - Ballet OnLine

Ballet Online em detalhes!



Neste artigo serão respondidas algumas dúvidas sobre o Ballet Online, dúvidas que são frequentemente recebidas pelos mais diversos meios de comunicação em que atuamos.


A primeira delas é: "de onde surgiu a ideia desse projeto online?". Bom, em janeiro de 2016 eu ouvi de uma pessoa que tem uma grande representatividade no mundo da dança aqui no Brasil que por ser do interior de São Paulo, eu não poderia me destacar no meu trabalho, e isso me tirou do centro, algo que é muito difícil de acontecer. Sendo assim, eu entrei em uma briga para não sair mais, não com a pessoa em si, mas no sentido de querer levar minha escola para o mundo a todo custo e comecei a pesquisar sobre como isso poderia ser feito.


Durante a pesquisa, encontrei cursos e pessoas envolvidas com Marketing Digital e tive acesso a alguns conteúdos que me mostraram que era possível ensinar qualquer coisa de forma online. No Brasil, não existia ninguém que ensinava Ballet online e ainda pesquisando, encontrei um canal dos Estados Unidos que ensinava. Então, comecei a observar como isso era feito para ter uma noção, pois eu jamais faria igual, procurei pontos que podiam melhorar pra se tornar um trabalho diferenciado, passei a perceber como eu ensinava presencialmente, sobre como eu sou detalhista e como eu faria isso de maneira online, considerando que é muito diferente.


A partir disso, decidi tentar e em abril de 2017 eu abri a página do Ballet Online no Facebook e em maio abrimos a primeira turma que, na época, tinha 30 alunos e é uma turma que tenho muito carinho, pois foram as primeiras pessoas que acreditaram na minha proposta sem eu precisar dizer que outra pessoa também tinha feito e tinha aprovado, foram pessoas que precisaram realmente acreditar em mim para comprar um produto de Ballet online.


Bom, foi aí que surgiu o Ballet Online e e a moral da história é que hoje em dia estamos em vários países como Alemanha, Portugal, Itália, Espanha, Paraguai, Estados Unidos, enfim. Então, o Ballet Online está chegando onde eu gostaria que o meu método de ensino chegasse. Atualmente temos 10 turmas, 2 anos de trabalho e nenhuma lesão em casa, pois no momento em que estou ensinando, já penso em quais são os mecanismos de lesão que podem acontecer durante cada passo, afinal, as pessoas se lesionarem em casa fazendo aula de Ballet online foi algo que sempre me preocupou. Dessa forma, minhas aulas presenciais também melhoraram nesse aspecto, pois passei a pensar muito mais em como vou ensinar cada aluno para que ele realmente não se machuque, ou seja, o Ballet Online só veio agregando em todos os sentidos.


É compreensível que as pessoas tenham certa dúvida sobre esse método, sobre aprender Ballet em casa, mas é possível sim, faz muita diferença, mas isso só vai trazer certeza se você testar, não tem como explicar como é. Pense que, se as dicas funcionam, por que o curso não funcionaria?


"Quanto ao Ballet Online, o que mais impacta a bailarina adulta? No que ele impactou o Ballet como um todo? E em quê você acha que o Ballet Online pode impactar nas escolas físicas?". Atualmente, são mais de 300 alunos online e o que posso observar quanto ao impacto na bailarina adulta é a questão do empoderamento. Ela se sente capaz de fazer algo, pois o que mais vemos nas bailarinas adultas presenciais é insegurança, acham que não é possível pois não começaram o Ballet na infância, porque não têm flexibilidade, ou por outros infinitos motivos. Sendo assim, quando a bailarina começa a fazer Ballet online, começa a ter acesso ao passo a passo em uma aula bem leve, onde conversamos sobre outras coisas além do Ballet, além das aulas gravadas, também existem as aulas ao vivo, a comunidade do Ballet Online dentro do Facebook, enfim, existem vários canais. Nesses canais, as bailarinas me trazem problemas que normalmente elas não levam ao professor presencial, contam sobre coisas que a chateiam em aula, coisas que o professor falou, etc. É um espaço que temos para simplesmente conversar, onde procuro expor outros pontos de vista, inclusive o meu, como professora e isso acaba impactando diretamente a bailarina adulta, pois dentro da escola presencial ela não tem oportunidades como essa.


Então, resumidamente, o impacto do Ballet Online na bailarina adulta está ligado ao acesso que ela tem ao olhar diferente, ao ponto de vista diferente, mas principalmente ao fato dela ter um espaço para poder falar das suas "dores" em uma sala de aula de Ballet adulto.



Com relação ao impacto no Ballet como um todo, eu tenho o costume de personificá-lo, dando vida para ele. Sendo assim, o meu maior medo, primeiro é machucar o aluno, pois não tenho esse direito, por isso sempre falo sobre respeitar limites e o segundo maior medo é fazer o aluno se desencantar pelo Ballet, porque normalmente ele chega, tanto online quanto presencial, apaixonado por essa modalidade e dependendo da minha conduta, eu tenho a chance de o deixar mais apaixonado ou fazer com que ele se desapaixone e crie um trauma a ponto de querer parar. Então, pelo fato do Ballet Online ter esse princípio e esse respeito com o Ballet, esse valor de querer fazer com as pessoas se apaixonem por ele, só faz com que o Ballet cresça cada vez mais e por mais que digam que bailarina adulta nunca vai ser bailarina profissional, precisam entender que Ballet não é só isso.


Acredito que quanto mais pessoas tiverem acesso a essa modalidade de dança, se cada adulto fizesse uma aula um dia, olharia um espetáculo de uma maneira muito diferente e no momento em que fosse comprar um ingresso na bilheteria, entenderia o porquê daquele valor, pois saberia da dificuldade, saberia reconhecer o quanto a bailarina que está ali é boa. Nós queremos que a dança seja valorizada, que a bailarina profissional seja valorizada, que o Ballet seja valorizado, mas isso não é possível se a maioria das pessoas não vivenciá-lo, assim como no futebol, que só é tão valorizado pois as pessoas o vivenciam, jogam bola etc, e ao ver um bom jogador, como por exemplo o Neymar, conseguem reconhecer o quanto ele é bom, pois sabem da dificuldade que é para chegar até ali. Ainda existem pessoas que tentam diminuir o acesso ao Ballet, sendo que já é uma minoria que o tem e se isso for acontecendo, o valor que uma escola de dança tem também só irá diminuir, ou seja, ter atitudes como essa é loucura.


Dessa forma, se cada adulto um dia fizer um tendu na vida, no momento que estiver assistindo a um espetáculo, vai saber o que é um developpé na orelha e o Ballet Online vem com uma função muito grande nesse sentido de expandir o Ballet, de dar acessibilidade de verdade, não é um projeto social que leva apenas até a uma comunidade (que também tem o seu valor), tem realmente o intuito de espalhar o Ballet pelo mundo todo, em grande amplitude.


Já o impacto nas escolas físicas vem de várias maneiras. O primeiro é que o Ballet Online traz clareza para o aluno, isso não significa que o que é falado no canal é aquilo e ponto final, pois cada escola tem seu método, sua maneira de trabalhar, mas o que venho mostrar é que existe uma outra forma de ser feito. Neste caso, entram dois pontos, pois existem alunos que falam que querem ter aula comigo e apontam os defeitos do professor dele, mas na maioria das vezes não é possível ter aula comigo por conta da distância, então dá para pegar o conteúdo que disponibilizo e aplicar na aula, não é necessário mudar o professor, afinal, precisamos lidar com o que temos. Todo professor tem alguma coisa boa para te passar, então colha dele o melhor que ele tem, você só precisa estar aberto para enxergar.


Então, o Ballet Online vem para dar clareza para o aluno, um ponto que costuma incomodar as escolas, mas por outro lado ele também leva alunos para as escolas físicas, algo que não costumam ver. Isso acontece porque às vezes a pessoa nunca fez Ballet ou fazia há muito tempo atrás e ela começa a se interessar em voltar ou começar a fazer depois de adulta, mas morre de vergonha de procurar uma escola. Pensando nisso, eu criei a Semana do Ballet Adulto, na qual eu disponibilizo aulas gratuitas online, onde essas pessoas podem ter acesso para entender um pouquinho sobre o que é Ballet, em casa, sem exposição, pois assim elas podem se permitir. A partir do momento que ela "degusta" o que é Ballet, a paixão aumenta ao ponto de superar a vergonha e ela vai procurar uma escola e nós recebemos muitas mensagens com histórias assim, e isso não tem preço. Então, as escolas físicas não precisam ter medo do Ballet Online, ele não veio para substituir o Ballet presencial, nem para denegrir o trabalho de ninguém, muito pelo contrário, veio para espalhar o Ballet pelo mundo. Também precisamos levar em consideração aquelas pessoas que não tem escolas de Ballet na cidade e acabam tendo o contato com essa modalidade de dança, realizando um sonho através do computador. O Ballet Online permite tudo isso!


Apesar de tudo o que já foi citado, entenda que o Ballet Online não substitui o presencial, pois apesar de você ter a possibilidade de aprender devagar, no seu tempo, repetir quantas vezes quiser, tirar dúvidas no grupo ou individualmente, no presencial você tem desafios que no online não tem, como por exemplo o de fazer uma sequência com todo mundo olhando, de subir num palco, de ter amigos presenciais que tem o mesmo objetivo que você, enfim, porque apesar de fazermos amizades no Ballet Online, de termos um grupo no Facebook para isso, não é a mesma coisa que encontrar a pessoa todo dia no mundo físico e dividir as dores com ela. Portanto, uma coisa não substitui a outra, assim como o presencial não substitui o online, porque você não vai poder parar para repetir quantas vezes quiser. As pessoas precisam entender que os dois tem seus prós e contras.


Por fim, esse foi o artigo para que vocês possam conhecer um pouco mais do Ballet Online. Espero que tenha dado uma clareada na sua mente e tenha te feito enxergar o Ballet Online com outros olhos!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

0 visualização

Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"