top of page

Sapatilha de ponta - Verdades e Mentiras



Neste artigo você poderá encontrar algumas verdades e mentiras sobre a técnica com pontas. A primeira afirmação é "só pode fazer aula de ponta se a bailarina já tiver 12 anos de idade", isso é mentira! O que determina se uma bailarina pode ou não fazer pontas é a força muscular que ela tem, a flexibilidade das articulações do tornozelo e o nível técnico e isso não tem nada a ver com idade. Sendo assim, você pode ter 50 anos de idade, se não tiver força muscular, não tiver alongamento do tornozelo a ponto de fazer com que ele tenha a angulação correta para as pontas e não entender nada de Ballet, você não poderá ter aulas de técnica com pontas, é necessário tomar cuidado com isso. Porém, também pode acontecer de ter uma criança que aos 10 anos de idade já tem todos os requisitos citados e neste caso é preciso avaliar a formação óssea da bailarina, se ela está pronta, pois aos seis, sete anos, o pé ainda está em crescimento e essa fase pode ir até os doze e se colocarmos as pontas antes dos pés estarem maduros, por acabarmos colocando uma carga muito grande em cima deles, pode limitar o crescimento e fazer com que cresçam com algum tipo de deformidade.


Então, precisamos tomar muito cuidado ao falarmos sobre pontas com crianças abaixo de 12 anos, mas isso não significa que é proibido. Não existe nenhuma pesquisa científica que comprove que crianças que começaram a fazer ponta aos seis anos de idade terão alguma deformação nos pés, mas o fato é que se colocarmos as pontas antes da formação completa deles, pode interferir sim. Por isso não é interessante colocar nessa idade, pois pode atrapalhar quando a bailarina for adulta, mas tudo vai depender da avaliação do professor e se você, mãe, está preocupada com isso, converse com ele e leve sua filha ao médico, peça um exame que mostre a densidade óssea do pé da criança para ver se vale a pena ou não colocar as pontas.


"Pontas machucam o pé", sim, é verdade. Machuca, faz bolha, rala, em alguns casos deixam as joanetes gigantes, assim como o sapato de salto! Pessoas executivas que precisam trabalhar de salto alto também tê o mesmo problema e precisam tomar cuidado. Precisamos tomar cuidado, porque há o mito de que todas as bailarinas têm o pé "estrupiado", pois antigamente, por falta de acesso à informação, as pessoas viam alguma bailarina com os pés assim, tiravam fotos e espalhavam isso, acabavam generalizando, mas não é bem, assim, depende do caso. Existem pessoas que são muito mais difíceis de ter bolhas, por exemplo, então precisamos ser cautelosos ao vermos fotos na internet e não generalizar as coisas, sempre lembrando que existem maneiras de prevenir alguns machucados no pé e há calçados que trazem os mesmos problemas.



A próxima afirmação diz que para fazer pontas precisa ter força e colo de pé bonito e bom, a primeira parte está correta, é necessário ter pés fortes sim, mas colo de pé bonito não, há um vídeo no canal que explica sobre o que é colo de pé para você entender melhor. Ele é assim hoje e vai continuar da mesma maneira até você morrer, ele não muda, independente do que você faça. Já os pés fortes são obrigatórios porque se começar a fazer pontas com pés fracos, você viciará em fazer os movimentos sem subir 100% nelas, de maneira errada e isso te trará problemas. Tome cuidado, fortaleça seus pés e isso pode ser feito até em casa mesmo, com faixa elástica, etc, também há vídeos no canal sobre exercícios para fortalecimento dos pés.


Seja uma bailarina consciente, o seu momento de colocar as pontas deve ser uma conquista por todo o seu trabalho e esforço, não vá à loja e simplesmente compre porque deu vontade e comece a fazer exercícios em casa correndo o risco de se machucar. Lembre-se sempre que para treinar nas pontas é necessário o acompanhamento do seu professor!


Portanto, este foi artigo sobre verdades e mentiras sobre sapatilhas de ponta para desmistificar algumas coisas e fazer você, leitor, entender um pouco melhor sobre este assunto.


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a Abertura com apenas 5 minutos por dia" clicando na imagem.

251 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page