top of page

O que fazer nas férias, bailarina?



Neste artigo você poderá encontrar dicas sobre o que nós, como bailarinas, podemos fazer nas férias com relação ao Ballet. É muito comum ralarmos durante as aulas e quando chegam as férias sentimos falta logo após a primeira semana, pois apesar de termos tempo livre para fazer algo diferente, a saudade bate. Nesse momento paramos para refletir o que podemos fazer.


As férias no Ballet servem primeiramente para a escola mesmo, para os professores e funcionários descansarem, pois também merecem para depois voltarem com pique e para nós bailarinas serve para a recuperação do nosso corpo, pois normalmente em fim de semestre temos apresentações e ensaios, as aulas ficam mais intensas e consequentemente o corpo tem um desgaste maior do que nos demais períodos. Sendo assim, acontecem algumas micro lesões musculares no qual o corpo fica mais dolorido e por isso, o período de férias é bacana para ele se reorganizar e se restaurar para voltarmos com pique para fazermos nossas atividades. Por outro lado, se ficamos muito tempo paradas, começamos a perder a flexibilidade, força, coordenação para realizar os exercícios, enfim, por esse motivo 1 semana de férias sem nenhuma atividade é suficiente para um bailarino(a) que não tem nenhuma lesão grave para se recuperar.


Dessa forma, como bailarinos precisamos primeiramente respeitar nosso corpo e nossos limites e ficar pelo menos uma semana sem atividade nenhuma, sem desgastar o nosso corpo. Busque por conhecimento mais teórico, assista os vídeos do canal do Ballet OnLine no YouTube, para realmente descansar o seu corpo, mas ainda assim não perder o envolvimento com o Ballet.



Na segunda semana já é hora de voltarmos a trabalhar um pouquinho mesmo com a escola de férias. Alongamento é uma ótima opção, porque voltamos para as aulas mais flexíveis e com o corpo um pouco mais preparado para recebe-las e quem sabe até uma abertura zerada.


Na terceira semana podem ser feitos exercícios de fortalecimento e no canal também existem bastante vídeos sobre isso, então você pode fazer vários exercícios nessa terceira semana, para costas, pés, enfim.


Na quarta semana, que geralmente é a última, você pode criar um treinamento específico para um ponto fraco seu no Ballet, por exemplo para piruetas. É uma ideia interessante para a quarta semana e vale lembrar que temos uma tendência a querer fazer aquilo que achamos mais fácil, mas é necessário treinarmos aquilo que não gostamos e ainda não dominamos muito, para não ficarmos muito boas em algo e ruins em outra. Sendo assim, pense em como você pode montar um mini treinamento legal para esse período.


Para todas essas semanas, você pode encontrar dicas no canal do Ballet OnLine. Você também pode fazer cursos de férias, porém, não se esqueça de dar 1 semana de descanso para o seu corpo, para não voltar com ele muito cansado para as aulas, porque isso pode ser bem ruim e trazer problemas para a sua musculatura.


Por fim, essas foram as dicas sobre o que você, bailarina, pode fazer nas férias e não se esqueça que você encontra muitos conteúdos sobre alongamento, exercícios de fortalecimento e ideias para treinamento no canal do Ballet OnLine no YouTube.


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a Abertura com apenas 5 minutos por dia" clicando na imagem.

223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page