top of page

Como Bailarina Adulta pode trabalhar com Dança



Neste artigo será discutido sobre se é possível, mesmo quem começa a fazer Ballet depois de adulto, se profissionalizar nessa área. É um assunto muito frequente entre bailarinas adultas e a resposta é que é possível sim se profissionalizar na dança mesmo tendo iniciado depois de adulto!


Existem várias maneiras de se profissionalizar nisso: sendo bailarina profissional, dando aulas, sendo coreógrafa, ensaiadora, enfim, existem um leque de opções. Para uma pessoa (que não tem um físico hiper mega privilegiado) que começa Ballet a partir dos 15, 20, 30, 40 anos, a opção mais viável e comum é dar aulas, independente se seja em projeto social ou não, se a bailarina se dedicar, ela consegue desenvolver técnica o bastante para chegar lá. O que é mais difícil para quem começa Ballet depois de adulto é dar aula para turma de avançado, pois para isso é necessário ter uma vivência, porque no Ballet Avançado o professor precisa estar o tempo todo tentando tirar o melhor dos alunos, pois eles já sabem fazer "tudo", você não está ali para ensinar passos e sim melhorar o desempenho. É necessário experiência, mas muitas vezes nem é de Ballet e sim de conhecimentos aprofundados em Educação Física, Dança ou Fisioterapia para que assim consiga conduzir as bailarinas para ter uma alta performance. Sendo assim, é mais difícil uma pessoa que começa Ballet depois de adulto dar aulas para turmas avançadas, a não ser que ela continue fazendo muitas aulas, o que é difícil acontecer com o professor, pois geralmente o ritmo de aulas que ele faz diminui. Dessa forma, se você é bailarina adulta e está a fim de começar a dar aula, estude, entenda o corpo, o que é que você pode fazer ou não para que não machuque seu aluno.


Agora, falando sobre a carreira de bailarina profissional em companhia para quem começa a fazer Ballet depois de adulto, é mais difícil e fora da realidade as grandes companhias clássicas, porém existem outras que trabalham com contemporâneo por exemplo e nesse caso, as chances são maiores sim. Então, quando falamos nesse assunto, depende de que tipo de companhia você está falando, depende do que você almeja, mas não se esqueça que se você quer estar mais no palco, não precisa necessariamente estar em uma companhia de dança, fale isso para o seu professor que verá as oportunidades surgirem estando na escola mesmo!


Quanto à profissão coreógrafo, é possível sim aprender sobre composição coreográfica, elenco, desenho, ideia central, enfim, aprender a montar coreografia, mas nenhum conhecimento supera o dom de coreografar. Então, é possível e podem existir bailarinas adultas ter o dom também, mas tudo é um grande teste, é necessário estudar e ir experimentando, pois isso é coreografar!


O próximo ponto é sobre bailarina adulta ser dona de escola e a resposta é sim, pois para isso pouco vai pesar o seu conhecimento técnico, pois ser dona de escola é ser empreendedora, saber gerenciar, administrar, etc, afinal, escola de dança é uma empresa. Sendo assim, mesmo você não tendo a base técnica, você poderá contratar quem realmente entenda de dança, ou seja, ser dona de escola e saber tudo sobre dança não tem relação, o que realmente importa é você ter noção empreendedora.


Bom, existem outras profissões vinculadas à dança que a bailarina adulta pode exercer sem dificuldades, então se você tem essa vontade, vá em frente! E bom, este foi o artigo sobre como a bailarina adulta pode trabalhar com dança e teve o intuito de mostrar o leque de opções para que você possa ter uma visão ampliada sobre.


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: Por onde começar" clicando na imagem.

561 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page