• Mari - Ballet OnLine

Como manter o desempenho nas férias



Quando voltamos das férias sentimos uma grande perda de desempenho, mas por que isso acontece? Porque o nosso corpo é econômico, enquanto você não está usando o mesmo, ele regride e quando ele economiza massa muscular, flexibilidade, entre outros, o desempenho não tem como ser mantido, já que não temos um corpo para fazer isto.


Então por que temos férias? Por que os atletas têm férias se perdem tanto desempenho?


A questão é que os professores precisam de férias, porque esse é o trabalho deles, assim como um dentista, por exemplo, é preciso tirar férias para não "pirar na batatinha". A academia/escola também precisa tirar férias, porque é nesse período que ela passa por manutenção para melhorar o prédio físico, mas o atleta não pode ficar muito tempo de férias. Um mês se torna praticamente um suicídio, porque o desempenho vai lá embaixo.


"Então o que é que temos que fazer para manter esse desempenho? O que precisamos treinar para voltar à atividade sem sentir essa perca tão grande?"


Calma, antes de tudo, quem é atleta deve sim tirar férias, mas independente da atividade que você faça, uma semana é o ideal para descansar, para que sua musculatura descanse e que depois desse período seu corpo volte mais disponível para o treino.


A grande questão é que as férias nas escolas duram mais que uma semana e está tudo bem nisso, o que importa é nós, como atletas, sabermos o que é que temos que fazer em casa.


Depois de uma semana de "pé para cima", sem fazer exercícios muito pesados, a preguiça vai vir, você vai perder o hábito da rotina que você tinha de aulas e treinos.


"Mas se é "pé pra cima", como eu posso fazer para não perder o hábito da minha rotina de atividades, Mari?"


Leitura. Ler livros que ajudem a sua mente a se transformar cada vez mais em uma mente mais focada em alta performance. Uma mente que foca na solução ao invés do problema, que se desafia a não perder o seu desempenho. Isso é trabalhar e fortalecer o mid set que tanto falo por aqui. Faça essas leituras de preferência no horário que você estaria executando sua atividade física, assim você não perderá o hábito.


Já na segunda semana, nós voltamos a trabalhar força e flexibilidade e eu vou te dizer como podemos fazer isso!


Primeiramente, se atente a isso: achar que as férias é o momento para melhorar algo, é um grande erro. Cuidado com intensificação dos treinos pesados, porque nesse período precisamos aproveitar para deixar a musculatura descansar um pouco, pois o nosso objetivo é não perder desempenho. O que adianta colocar um monte de treinamento nas férias e voltar para as atividades depois, com a musculatura super cansada? Então tome cuidado com a "dose" desses treinos, encontre um meio termo entre o muito e o pouco.


"Como é que podemos encontrar esse meio termo?"


O seu treino nas férias deve ser muito bem direcionado. Um treino que atenda aquilo que mais precisa ser trabalhado, focado na sua maior necessidade. Se perguntar em um trabalho de força, por exemplo, o que é que você mais precisa. Ter a clareza de quais são as três regiões do seu corpo que mais necessitam de maior atenção e anotá-las é essencial. Numere elas em ordem de importância e depois distribua seu treino também por essa ordem que você delimitou. Outro ponto importante é fazer uma tabela de horários da sua semana, usando as janelas de horários que você já usava antes de entrar de férias ou o mais perto possível delas, pois assim o hábito da sua rotina de atividades se manterá. Distribua seus treinos, tomando cuidado para não colocar seu treino de força seguidamente do de flexibilidade, pois o seu corpo não estará com toda a potência de força que ele tem.


Considerando um mês de férias, na segunda semana você irá trabalhar o seu objetivo principal, tanto para força quanto para flexibilidade. Na terceira semana você irá mantê-la, mas irá intercalar com um novo treino. Já na quarta semana, continuar intercalando, mas adicionando um terceiro treino. Sempre tendo em mente de deixar um ou dois dias de descanso.


Paralelo com os seus treinos, mantenha o hábito da leitura para fortalecimento do seu mindset para que você transforme sua mente, em uma mente focada em alta performance.


Outra forma incrível de desenvolver o mindset, foco, concentração e controle dos próprios pensamentos, é a meditação. Busque livros que falam mais sobre isso, pois a meditação se aprende a fazer. Se você não tem muito gosto por leitura, procure audiobooks ou canais de podcast.


Se você chegou até o final desse artigo comigo, entenda que nada nessa vida é feito sem movimento. Então se mova, coloque em prática e se desafie nessas férias a não perder o desempenho e volte para as atividades depois mais determinada, firme e com mais controle de si mesma tanto fisicamente quanto mentalmente!


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a Abertura com apenas 5 minutos por dia" clicando na imagem.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo