• Mari - Ballet OnLine

Como manter o foco no Ballet Adulto numa vida cheia de compromissos



Vida de bailarina da vida real é realmente muito corrida, normalmente já são casadas, trabalham, têm filhos.

Enfim, uma vida cheia de compromissos com pouquíssimos para elas mesmas.


Se identificou? Então "bora lá" falar sobre isso neste artigo!


A primeira coisa que precisamos deixar claro é que o dia tem 24 horas para todo mundo. Agora, a grande pergunta é: como usar essas 24 horas?


Cada pessoa vai decidir usar de uma maneira, se não estamos presentes para isso, acabamos usando o nosso tempo de uma maneira não otimizada.


Com tantos compromissos nessas 24 horas, a última coisa que separamos um tempo é para nós mesmas. E o que acontece quando fazemos isso? Começamos a não nos dedicarmos tanto à dança e quem ainda não faz coloca a falta de tempo como impedimento/problema.


Além de tudo isso, temos os ladrões de tempo. Você sabe o que seria isso? Ladrão de tempo seria, por exemplo, as redes sociais, que muitas vezes nos rouba um tempo muito precioso, onde poderíamos usar para a nossa dança. Imagina o tanto de "coisas" úteis conseguiríamos fazer se pararmos de deixar que a tv, falta de organização, redes socias, etc, roubem tempo do nosso dia.


Algumas pessoas conseguem dedicar mais tempo à dança e outras não e está tudo bem, o problema é que achamos que para treinar algo, se desenvolver no ballet, é preciso 2 horas por dia. Não, 20 minutos no dia que seja, já é muito tempo. Falando isso, imagino que você esteja pensando "ah vou tentar, o que são 20 minutos, não é mesmo?"


Quando nos pré-dispomos a fazer algum treino específico, nos sentimos motivadas a fazer nos primeiros momentos. Só que a vida não para, muitas coisas acontecem, parece que a correria até aumenta, problemas acontecem e vão acontecer e assim muitas pessoas simplesmente desistem ou adiam. E cuidado, pode não parecer, mas adiar é o mesmo que desistir, é desistir de um projeto agora para fazer depois.


Enquanto algumas desistem, outras criam maneiras para se superarem, para não desistir. Isso faz com que elas cheguem no objetivo que elas almejam.


Quando falamos sobre como manter o foco no ballet, em uma vida cheia de compromissos, é sobre não usarmos nossos compromissos como desculpas para nós mesmas. O que você mais quer, relacionado à dança? Pense em algo que é tão forte para você, que te faria aceitar sair da zona de conforto. Quando entendemos o que queremos de verdade, precisamos tomar uma decisão. Riscar a palavra desistir do nosso vocabulário ou aceitarmos que podemos desistir no meio do caminho, determinando que não vamos desistir de algo, não importa o que aconteça.


Porém, existem pessoas que dizem que não vão desistir e se mantém inativas, elas acham que que aquilo que elas querem vão "cair do céu" e não é assim que funciona. É preciso que a gente seja ativa naquilo que queremos, entendermos que precisamos trabalhar nos objetivos que queremos, para colher frutos daquilo. Isso exige disciplina e comprometimento, ninguém nasce com isso, por mais que algumas tenham uma tendência maior a ter esses atributos pela criação que tiveram, mas não vem "de berço", pois é algo que pode ser treinado, praticado.


Reavalie o que você quer, pois isso tem que ser mais forte, mais importante do que os ladrões do tempo. É sobre se comprometer a desenvolver seu treinamento, naquele horário que você estaria na tv, nas redes sociais, no sofá de casa procrastinando, etc.


"Como eu faço para desenvolver essa disciplina, esse comprometimento comigo mesma, Mari?"


Primeiro vou te falar as coisas que você deve evitar, para desenvolver isso:


Terminar de ler esse artigo e já começar. Calma, o trabalho começa muito antes de o seu treino se iniciar. É preciso criar um planejamento, pois quando as tentações e problemas vierem, você vai precisar saber o que fazer nessas situações para não desistir ou adiar. Para manter o foco, a disciplina e o comprometimento, o planejamento se faz essencial.


"Qual é a melhor maneira para fazer isso dar certo, então?"


1 - Tenha um foco correto: "o que seria isso?" É um foco MUITO claro, específico. Um foco que te faça sair da zona de conforto, que tenha uma data, um prazo determinado, como zerar a abertura até dezembro de 2021.


2 - Fazer um planejamento: é preciso que você se organize, se não vai ser impossível alcançar aquilo que você deseja.

Para se organizar, tenho algumas dicas:


- Use o despertador/alarme do seu celular para te notificar dos seus compromissos e te ajudar a se organizar, a otimizar seu tempo.


- Tente colocar o treino sempre no mesmo horário todos os dias que você for treinar, pois assim se criará um hábito.


- Crie uma multa para quando você não cumprir aquilo que você se comprometeu, como: fazer cem abdominais, dobrar o tempo de caminhada, e assim por diante. Você vai fazer um jogo consigo mesma, que vai te levar a querer cumprir os horários e o seu treino diário.


- Plano de exceção: abrir exceção é muito prejudicial, porque nos outros dias você vai querer continuar querendo as exceções, o "só hoje" vira todos os dias. A única particularidade que pode me fazer a abrir uma exceção, é quando o que aconteceu foge totalmente do seu controle. Por isso crie um "plano", pense nos problemas que podem acontecer, se prepare e tenha controle sobre a sua dança.


- Plano de recomeço: pode acontecer que mesmo se planejando, algo maior te impeça de fazer seu treino. Ter cólica por exemplo, pode te paralisar por até 5 dias ali, ou até mesmo uma viagem, mas o que você vai fazer depois disso? O que você vai fazer para "recompensar" este tempo? Crie um plano de recomeço e se comprometa consigo mesmo.. Isso é ter disciplina e comprometimento. Suas regras, sua lei!


- Métrica: é preciso criar indicadores, para avaliar seus resultados. Monitore seu treinamento por meio de fotos, vídeos, análises, o que for melhor pra você visualiza-los.


Então Bailarina Adulta, não deixe com que os compromissos te dominem! Siga as dicas deste artigo e realmente aplique. Você verá que mesmo com uma vida cheia de compromissos é possível ainda se dedicar a sua dança.


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a Abertura com apenas 5 minutos por dia" clicando na imagem.

43 visualizações0 comentário