• Mari - Ballet OnLine

Como ter uma rotina de treino de alongamento



Todo começo de ano, especificamente no dia 2 de janeiro, eu faço uma lista de coisas/metas que irei realizar no ano e acho muito importante ter isso notificado em algum lugar, para que eu possa ter uma direção, para não me perder.


Isso está relacionado a treinos também, quantas vezes já falhamos em nossas rotinas de treinos? Inúmeras vezes, aposto, mas porque será que a gente falha? Porque todo ser humano falha se ele tiver acesso apenas à uma tabela indicando quais exercícios ele deve fazer. Tem fatores que nos impedem de falhar na hora de seguir uma rotina e eu vou dizer sobre eles para você neste artigo!


Primeiro precisamos entender o que é uma rotina: é o hábito de fazer as coisas sempre da mesma maneira. Já o hábito é a forma de agir sempre do mesmo modo, adquirido pela frequência de repetição de um ato.


Diante disso, pesquisadores entenderam que as pessoas que conseguiam se manter em uma atividade física, dieta ou em um determinado projeto, eram as que criavam um hábito para se manter naquilo. A motivação é o que nos faz começar algo, mas o que nos faz continuar e não desistir é o hábito, porque o nosso cérebro cria hábitos, pois ele está o tempo todo querendo economizar a energia que gastamos ao pensar muito, então ele tem uma tendência gigantesca a fazer hábitos de tudo.


As pessoas que tem mais sucesso nisso são as que tem uma "deixa" para essa criação de hábito. Por exemplo, sempre que você chega do trabalho e olha pro sofá, já se senta ali automaticamente para assistir TV. O sofá seria sua "deixa" para sempre assistir TV depois que retorna do seu trabalho.


Cada pessoa tem suas deixas para entrar no looping de um hábito. Depois que realizamos essa ação do hábito, recebemos uma recompensa sobre aquilo, como no exemplo a cima, assim que você liga a TV se sente bem.


Então para que um hábito fique enraizado, precisa passar por essas três fases: da deixa, a rotina (a ação que você toma) e a recompensa (aquilo que você ganha após realizar a ação). E sempre repeti-las.


Se queremos criar uma rotina de alongamento neste ano de 2021, não podemos negligenciar o poder do hábito. Por isso é ideal que você coloque a rotina de treino que você quer como hábito sempre nos mesmos horários e de preferência todos os dias.


Vamos usar como exemplo uma meta de fazer alongamento durante vinte minutos todos os dias em 2021. A primeira coisa que é preciso ser feito antes de criar o hábito, é se organizar. Ou seja, fazer uma tabela com os dias da semana e colocar qual o período (horário) que você vai ter vinte minutos todos os dias para realizar seu treino e bloqueie sua agenda nesse horário, impedindo que qualquer coisa entre.


Agora sim, você irá determinar qual é o principal grupo muscular que você precisa se destacar na atividade que você se faz. Vamos supor que seja as pernas, então será preciso colocar alongamentos para elas, seu treino um, e colocá-lo de segunda, quarta e sexta. No restante dos dias (terça e quinta) colocar alongamento para costas e braços, por exemplo.


No fim de semana, deixe de folga, a não ser que você consiga manter sua rotina e colocar outros grupos musculares, mas se for penoso demais, não faça, pois isso vai começar a te frustrar.


Depois disso, a criação de hábito entra. O primeiro passo é criar a sua rotina, saber quais são os exercícios, quais materiais você irá utilizar e o local fixo onde irá realizar seu treino. Começando sempre da mesma maneira, criando uma "receita" a ser seguida para o seu treino.


Pense e determine qual será a sua recompensa, mas cuidado. A própria atividade física em si causa um bem estar, mas podemos potencializar isto. Por exemplo, depois que eu terminar minha sessão de alongamento, vou ficar três minutos deitada no chão de barriga para cima ouvindo no fone minha música preferida, sem ninguém me atrapalhando, mas apenas podendo recebê-la quando eu realizar minha atividade. Essa pode ser a recompensa do dia para você. Por isso tome cuidado com recompensas prejudiciais, aquelas que prejudiquem seus planos, como por exemplo comer um mega doce depois de fazer academia.


Para finalizar, qual vai ser sua deixa para ser o seu "start" para fazer sua atividade? Pode ser que colocar a caneca de café na pia assim que você acaba de tomar café seja sua deixa, seu lembrete visual para fazer sua sessão de alongamentos.


Criação de hábito para ter uma rotina de alongamentos é essencial para que você não desista ou falhe nisto. Então comece 2021 com tudo, criando hábitos bons e que impulsionem uma ótima rotina de treino!


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a abertura com apenas 5 minutos por dia" clicando na imagem.


27 visualizações0 comentário

Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

  • Canal YouTube
  • Spotify
  • Instagram
  • FanPage