top of page

Comunicação de um professor durante a aula

Atualizado: 26 de mar. de 2020



Neste artigo falaremos sobre o pior inimigo que um professor pode ter, pois só quem é sabe que às vezes nos encontramos em algumas situações dentro de sala de aula em que pensamos "como é que eu saio dessa agora?", porém dentre essas situações existe uma coisa que pode nos matar como professor e por isso precisamos tomar muito cuidado que é a falta de comunicação, o que não significa falar pouco e sim fazer com que o aluno entenda perfeitamente o que você está falando.


Quando o aluno não entende o que você está tentando comunicar, ele não vai aprender, não vai evoluir, vai desmotivar, ficar frustrado e consequentemente vai querer parar, que é a última coisa que nós, como professores, queremos, pois sabemos que se um aluno desiste em casos como esse, dificilmente ele vai querer tentar de novo.


Sendo assim, é necessário tomar alguns cuidados no momento da comunicação. O primeiro deles é sobre superficialidade, explicar superficialmente ou até mesmo nem explicar, só mostrar, isso não é interessantes. Muitas vezes acabamos subestimando a capacidade do aluno, pensamos que se explicarmos detalhadamente, o aluno vai achar a aula muito parada, mas é necessário tomar cuidado com isso, precisamos testar! Se necessário, se achar que vai tomar muito tempo da aula, seja transparente com os seus alunos, diga que talvez a aula nem chegue até o centro, mas o processo da barra, as explicações que tomam tempo são necessárias para a evolução. Com certeza o aluno irá entender e até valorizar isso, pois você está passando conhecimento de verdade!



Dentro disso, existe uma outra questão que é saber o que estamos explicando. É muito comum encontrarmos pessoas que dançam muito bem, sabem executar passos muito bem, mas não sabem explicar, o que é muito complicado, pois se não sabe explicar, logo não sabe ensinar, considerando que ensinar não é fazer o movimento para a pessoa copiar. Então, é necessário pensarmos nesse processo, teste, dê uma aula só sentada para ver se o resultado é bom e depois dê uma aula com estímulo visual, auditivo, lúdico, enfim. Cuidado para não ser muito simplista, quanto mais detalhes, mais rica e melhor a sua explicação!


Um outro ponto falando sobre comunicação que muitos professores pecam é tentar ser profundo demais para demonstrar seus conhecimentos, utilizar termos técnicos, nomes de músculos específicos, por exemplo, que o aluno não faz nem ideia do que é e consequentemente, ele não entende sua explicação e não é culpa dele, pois ele não tem uma formação em anatomia. Pense sobre isso! Para uma boa comunicação você não pode nem ser muito superficial, nem muito profundo.


Bom, este foi o artigo sobre a comunicação entre professor e aluno para esclarecer qual caminho devemos tomar para que ela seja efetiva, trazendo bom resultado para todos em sala de aula. Coloque as dicas em prática e verá a diferença!


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page