top of page

Isso só afasta a graciosidade da sua dança



Tem algo que te afasta de se tornar uma bailarina adulta graciosa. Para descobrir basta ler esse artigo!


Por mais que você já saiba quais são os passos, já saiba como executá-los, não decorar a sequência te afasta e te impede de ser graciosa dançando.


Quando não decoramos a sequência e o professor solta a música, bate o desespero. E quando bate o desespero começamos a achar que estamos fazendo tudo errado, nos sentimos perdidas e com vergonha da nossa dança, mas isso é possível de ser resolvido, e eu irei te dizer como!


Primeiramente gostaria de te contar uma história... Há alguns anos atrás, eu fazia aulas em uma escola e minhas colegas de turma iam fazer um curso em São Paulo. Eu decidi ir e também já era considerada uma bailarina avançada, então fui para fazer uma aula de Ballet Avançado com várias bailarinas de diferentes lugares nesse curso. Nessa aula, eu me senti muito perdida, mesmo sabendo os passos, pois a dinâmica da aula era diferente da que estava acostumada a fazer, em uma velocidade diferente, com sequências longas... Então eu praticamente nem sabia o que era direita e esquerda mais. Saí dessa aula frustrada, intrigada por ter tantos anos de dedicação ao ballet e mesmo assim não conseguir decorar as sequências. Sendo assim, nesse dia eu tomei uma decisão: dali para frente iria decorar as sequências, que não ia passar por essa situação de novo.


Comecei a utilizar algumas técnicas para melhorar essa questão e são elas que irei passar para você nesse artigo!


- Não carimbe o bloqueio: tudo que enviamos para o nosso cérebro, ele irá acreditar que aquilo é verdade. Portanto, dizer "eu não consigo", estará alimentando o seu cérebro da informação de que você não é capaz e na hora que você se ver diante de uma sequência para decorar, ele irá simplesmente te falar que é impossível realizar isso. Você irá entrar em um ciclo totalmente destrutivo, de auto sabotagem.


Logo, é muito importante que você não carimbe o bloqueio quando estiver diante de uma situação dessa. Dizer "eu não consigo" não deve mais existir no seu vocabulário tanto com bailarina e na vida cotidiana, para que você não entre mais nesse ciclo e pare de mandar informações erradas para o seu cérebro.


- Trabalhar a timidez: em seu ambiente de aula comum, seja online ou presencialmente, se permita colocar mais graciosidade nos movimentos, a dar leveza as suas expressões. Não esqueça que isso irá ser construído com o tempo, é um processo, não se cobre de que na sua próxima aula você já estará super desinibida e tendo expressões mais suaves, curta a jornada e se estude (trabalhe a consciência corporal).


- Veja a sequência como pequenas frases: A pior maneira que temos para decorar uma sequência, é tentar decorá-la por inteiro. É preciso que você garanta que você tenha decorado a primeira parte da sequência, depois a segunda, se der tempo a terceira e assim por diante. Quando fazemos dessa forma, temos a segurança de entender que decoramos as primeiras frases, então conseguimos colocar leveza e graciosidade aos movimentos e nas expressões. Se as outras frases não foram decoradas, vamos copiar e correr atrás. O professor nos vendo nessa situação não irá questionar nossa capacidade de decorar uma sequência, mas sim a capacidade dele próprio de ter dado tempo para que a gente possa decorar.


Percebe? Não é apenas o ego pessoal de ter decorado, mas sim como o professor irá te ver perante isso e quais os frutos que você irá colher disso.


Também existe algo que te ajuda muito na hora de decorar a sequência, que são os três estímulos:


Visual: Ver o que o professor estar marcando e focar nisso sem se distrair.

Auditivo: Aquilo que estou ouvindo, tanto o nome dos passos quanto a marcação na música.

Sensitivo: Marcar a sequência fazendo de verdade, para decorar pela percepção corporal.


Se eu junto esses três estímulos, terei três ferramentas trabalhando ao meu favor.


Então comece a praticar bailarina! Abandone o "eu não consigo decorar", trabalhe a timidez, veja a sequência como pequenas frases e utilize os três estímulos.


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.


97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page