top of page

O que comer antes da Apresentação

Atualizado: 12 de mai. de 2020



O assunto deste artigo gera muitas dúvidas entre bailarinos e aqui você poderá ter algumas delas respondidas. A grande questão é que quando estamos falando sobre crianças e adolescentes, as mães que costumam fazer os "lanchinhos" e é claro que elas colocarão aquilo que o filho(a) está acostumado a comer e nem sempre essas crianças têm a melhor dieta, ou seja, o lanche é salgadinho, doces, refrigerantes, enfim, coisas que não são nutritivas e muitas vezes, a criança nem almoça em casa para poder comer esses "lanchinhos", o que não adianta muita coisa, e assim, os professores, donos de escola, enfim, precisam chamar a atenção para que a acriança se alimente bem.


Agora, saindo dessa vivência de crianças e adolescentes, falando sobre adultos que sabem o que estão fazendo, há várias coisas que podemos pensar. Primeiramente, pensar em como você se alimenta no dia a dia, independente da apresentação e sim, levar em conta alimentos que darão uma carga maior de energia no dia do espetáculo, mas é necessário entender que não existe uma receita do que se deve comer. Há alimentos mais nutritivos que darão mais energia para dançar e alimentos que darão sono e é nisso que se deve ficar esperta e moderar.


Não faz sentido apenas na semana do espetáculo, aderir uma dieta restrita, algo que você não está acostumada, pois o seu corpo vai ter que tirar energia de algum lugar para fazer tudo o que está previsto na rotina, ele vai brigar com ele mesmo para se manter nos ensaios (que com certeza, por ser a última semana, são muito mais "pesados"), porque você está tirando a fonte de energia. Dessa forma, chegando no dia da apresentação, você estará muscularmente cansada, afinal, você tirou a fonte de energia do seu corpo durante aquela semana intensa de ensaios e assim, você não terá o rendimento esperado, ao contrário do que aconteceria se tivesse mantido a sua alimentação. Portanto, se você quer mudar a sua alimentação, mude muito antes da apresentação.


O certo da alimentação pré-apresentação é optar por alimentos não industrializados, ou seja, barra de cereal não vale, nem chocolate (só se for o 70%, amargo de verdade, que realmente te trará energia). Castanhas, frutas são boas opções que te deixarão acordada, além disso, almoce bem, coma o que você está acostumada.


Além dessa alimentação, não se esqueça da água! Primeiramente, tente ao máximo cultivar esse hábito de beber muita água no dia a dia, principalmente se você faz atividade física e quanto à apresentação, pense que é um momento em que o seu corpo precisa estar muito hidratado, pois o calor da iluminação, o teatro fechado, os amigos, o figurino, farão você perder muita água e você precisa repor isso! Então, sem pensar duas vezes: BEBA MUITA ÁGUA!


Existem alimentos que podem ser perigosos um dia antes ou até no mesmo dia da apresentação. O primeiro cuidado que se deve ter é não comer coisas que você não esteja acostumada, coisas que você nunca comeu, não corra esse risco e não coloque em risco o espetáculo inteiro. Garanta que a sua alimentação esteja adequada com coisas que você sabe que não te darão uma intoxicação alimentar. Não opte por alimentos que demoram para fazer digestão, como por exemplo feijoada, pois esse processo te dará sono pré-apresentação, enfim, os cuidados são esses.


Este foi o artigo sobre o que se deve comer antes da apresentação para que você não corra riscos e esteja bem alimentada, hidratada e preparadíssima para arrasar nos palcos!


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Roupas para aula de Ballet Adulto" clicando na imagem.

728 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page