• Mari - Ballet OnLine

O que precisa ter para começar a fazer Ballet em casa



Muitas vezes, as pessoas adultas que querem começar Ballet depois de adultas, especialmente quem irá fazer Ballet de forma Online, pensam "até quero começar, mas eu não tenho nada, preciso de uma barra, sapatilha...". Porém, é neste artigo irei te mostrar que não é por aí. É possível começar a fazer Ballet em casa, exatamente com o que você tem hoje.


Então, vamos lá? O que é preciso para começar Ballet depois de adulto em casa?


O primeiro item é: um celular com conexão para internet. Se você tem esse item, você consegue acessar o YouTube, pesquisar no canal Mari Ballet Online: "aula de Ballet", aparecerá aulas de no mínimo 40 minutos, onde você consegue fazer toda a base da aula acompanhando por esses vídeos gratuitos, sem precisar pagar nada neste "comecinho".


• Tem algo extra aqui, que pode ser muito interessante para você e que muitas alunas online minhas fazem. Algumas TV's tem a função de compartilhar a tela do celular para a tela da TV, assim você consegue visualizar a aula "grande", mas se você não tiver, apenas o celular já basta para começar!


O segundo item é: um lugar para colocar o celular, para que ele esteja em uma posição (altura) favorável, onde é possível manter o alinhamento de cabeça, para consequentemente manter uma boa postura durante a aula.


• Muitas pessoas que estão assistindo pela TV a aula, usam o celular para se filmar ou as pessoas que usam o celular, colocam outro para se filmar e eu super indico, porque quando filmamos a nossa aula, podemos ver tudo aquilo que fizemos bem feito, aquilo que sentimos orgulho e também aqueles pontos que precisam ser melhorados. Mas aqui que entra um grande perigo, nós adultos, temos um lado crítico muito alto, devido a tantas responsabilidades, principalmente quando essa crítica é direcionada de nós para nós mesmos. Não avalie esses pontos com um "chicotinho" pronto para atacar, mas sim com mais empatia e carinho e também comemorar cada pequena conquista.


O terceiro item é: barra. Muitas pessoas se prendem a essa palavra, mas a barra, é nada mais, nada menos que apenas um apoio para as mãos, para caso você se desequilibre tenha um lugar para se apoiar. Então isso pode ser feito com um encosto de uma cadeira, "parapeito" de uma janela, pia de cozinha, etc. A única coisa é que o ideal seja que a altura desse apoio permita que seu braço (da mão que está apoiada) fique dobrado em um ângulo de 90°.


• E você pode ter uma Barra também, onde você consegue comprar e montá-la, tanto barras móveis, quando barras fixas na parede.


O terceiro item é: o chão. Sim, acredito que muitas pessoas pensam nesse item, por não terem um "piso adequado" para fazer aulas. O ideal, aquele sonho perfeito, "castelo cor de rosa", seria o piso flutuante, que é um piso de madeira específico que ajuda amortecer os nossos movimentos, mas essa não é a realidade nem da maioria das escolas de Dança, quem dirá a maioria de nós.


Portanto, não se prenda a ter um piso perfeito, apenas tome bastante cuidado com pisos frios e porcelanato, que deslizam muito a sapatilha ou a meia, enquanto estiver fazendo a aula, é perigoso, pois é fácil escorregar. Porém, algo que você pode fazer para deslizar menos e se tornar um pouco mais seguro, é utilizar uma sapatilha que tenha camurça na sola, pois aumenta o atrito entre o pé e o piso.


O quarto item é: sapatilha. Não é legal fazermos aula de Ballet descalço, pois precisamos deslizar os pés no chão. Caso você não tenha sapatilha, pode utilizar uma meia de tênis na "ponta do pé" de forma que o calcanhar fique de fora, para ter deslizamento e o "breque" do calcanhar. Agora, se você irá comprar uma sapatilha, escolha uma de meia ponta, aquela de tecido ou coro. Indico as que tenham a sola dividida, com uma parte do solado embaixo dos dedos e outro no calcanhar, deixando o meio livre para que facilite mais esticar o pé.


O quinto item é: roupa. Não é preciso ter uma roupa de ballet para fazer aula, pode fazer com uma roupa de ginástica.

Isso não te impede de começar, faça aula com o que você já tem e que se sinta bem e confortável, que te permita ter mobilidade durante os movimentos.


E sexto e último item é: espelho. Isso é um grande perigo, tanto em casa, quanto em sala de aula, é preciso saber usá-lo corretamente. É natural que ao colocar espelho, buscarmos o tempo todo olhá-lo, mas isso desvia e desalinha toda a nossa postura. Então, cuidado com a posição que este espelho caso você queira colocar, pois não é essencial, a posição ideal seria ele estar atrás da barra, do seu apoio.


Para começarmos a fazer Ballet o que realmente precisamos, é querer, é a vontade, tornar o "fazer aula" em um hábito, adaptando a sua rotina, horários e espaço. E depois deste artigo não tem desculpa para não começar hein bailarina adulta? Bora lá, dê o primeiro passo, comece!


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.


18 visualizações0 comentário