top of page

Bailarina deve fazer musculação?


O questionamento "bailarina deve fazer musculação?" sempre surge, e neste artigo essa dúvida finalmente será esclarecida e ao pensar como fisioterapeuta, pensando no preparo físico de um(a) bailarino(a), o olhar deve ser mais atento, principalmente quando voltado para atividades que possam ocasionar alguma lesão a ponto de precisar fazer uma pausa com o Ballet, etc.

A academia, a não ser que você tenha um personal trainer que está a todo tempo ali, é um lugar onde tem muitas pessoas ao mesmo tempo e o professor tem que estar com "50 olhos" para conseguir ver todos. Sendo assim, você terá duas opções: ou você tem uma consciência corporal muito grande para conseguir realmente desenvolver o seu trabalho de uma maneira muito correta para não se machucar, ou fica complicado a ponto de se lesionar. Porém, isso não significa que bailarino não pode fazer musculação.

Bom, pensando nisso, se você está procurando melhorar a sua técnica, as suas forças para ter um desempenho melhor no Ballet, já pensou em Pilates? Os professores de Pilates trabalham muito com o movimento como um todo. Então, quando é passado um exercício ele trabalhará ao mesmo tempo abdômen, braço, perna, enfim, e isso é muito parecido com o Ballet, afinal o método do Pilates foi desenvolvido usando bailarinos! Vale a pena caso você esteja procurando algum método, alguma ajuda para se desenvolver tecnicamente, para ter um preparo físico melhor.

Os exercícios do Pilates podem variar de acordo com os objetivos definidos com o professor, então, ao chegar, converse com a instrutora, principalmente se ela for fisioterapeuta, fale que você já é bailarina, já faz atividades e especifique, se você quer ter mais força para sustentar a perna, etc., e assim ela vai fazer um plano com exercícios e movimentos que irão ajudar na melhoria do desenvolvimento no Ballet.

O Pilates pode ser um diferencial se comparado a academia, que normalmente os aparelhos proporcionam exercícios focados para um grupo muscular, e já ele trabalha com tudo. Além disso, nessa modalidade tudo o que se trabalha não é com carga, e sim com mola, que dá determinada resistência para o movimento e vai de acordo com o que o corpo aguenta, ele irá fazer o máximo que puder, e isso não é uma carga que se coloca no membro para desenvolver algo, ou seja, não existe uma carga que ele está sofrendo só para sustentar o movimento ali e isso é perfeito para evitar lesões!

Então antes de pensar como bailarino sobre o desempenho, pense sobre o que se deve tomar cuidado para não se machucar, pois um bailarino(a) lesionado(a) passa por um processo de reabilitação muito grande, ou seja o custo benefício da academia não valeria.

Depois dessas dicas, pense bem no que irá fazer para melhorar o desempenho, conheça um estúdio de Pilates e pense junto com o professor sobre quais os tipos de movimentos que podem ser realizados, com certeza não irá se arrepender!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a Abertura com apenas 5 minutos por dia" clicando na imagem.

1.018 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page