top of page

Como lidar com a insegurança no Ballet Adulto


Quando o assunto é Ballet, aula, apresentação, muitas bailarinas e bailarinos adultos se sentem inseguros, e neste artigo falaremos sobre como acabar com isso.

É muito comum bailarinos adultos sentirem essa insegurança na execução dos passos, em apresentações, e pensam até se devem fazer ou não, acreditam que se fizerem, farão tudo errado, etc., e isso gera todo aquele quadro de insegurança, que traz nervosismo, ansiedade, que nos impedem de entregar o nosso melhor.

É possível acabar, eliminar de vez da nossa aula, apresentação, da nossa vida, toda essa neura que desenvolvemos quanto à insegurança. Para isso, é necessário ter um trabalho não muito fácil e a primeira coisa a se fazer, quando detectamos esse mal, é entender o porquê nos sentimos assim, o que nos causa isso, e pode ser porque você acha que vai errar algum passo, porque tem medo de fazer pirouette, porque tem medo de esquecer a sequência, enfim.

A partir disso é que se começa a trabalhar e por exemplo, se a sua insegurança é em relação a um passo x é porque talvez não esteja sabendo executá-lo, esteja só copiando, talvez você acha que sabe, mas ainda tem dúvidas, e para resolver isso, basta chegar no professor e perguntar, pedir para ele explicar novamente ou mostrar o passo para ele ver o que você está fazendo de errado, porque muitas vezes, fazendo dessa maneira, a bailarina entende melhor do que o professor explicando várias vezes. Isso porque ao descrever o passo, você está se ouvindo, ou seja, está explicando para você mesma, e assim irá perceber onde você não está tendo certeza do que está fazendo. Dessa maneira, irá encontrar qual o momento exato que te deixa insegura, e caso não perceber, o professor com certeza irá.

Então, assim que se sentir insegura verifique o que te deixa desse jeito. Caso seja pirouette, por exemplo, também se pergunte o porquê, assista vídeos do BalletOnline (têm muitos sobre pirouette), pergunte para o professor, pergunte por quê você tem medo. A insegurança também pode ser por conta de apresentações, por ter medo de esquecer, para melhorar essa questão, assista aos vídeos do BalletOnline sobre como se preparar para as apresentações, e em breve terão artigos.

Portanto, se você se sente insegura no Ballet e quer desenvolver autoconfiança, a primeira coisa a se fazer é eliminar o que te deixa assim, seja um passo, uma apresentação, uma dúvida de como executar tal exercício, o posicionamento, seja o que for, a partir do momento que você elimina, você começa a se sentir mais confiante e começa a ter mais condições de trabalhar a sua autoconfiança. Se diz trabalho, porque realmente autoconfiança se trabalha, alguns já nascem com muita, e essas pessoas no Ballet são perigosas, e tem pessoas que nascem super inseguras, o que é triste, e é por isso que trabalhamos para encontrar o meio termo disso. Então, siga essas dicas para conseguir entregar realmente os seu melhor no Ballet.

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a Abertura com apenas 5 minutos por dia" clicando na imagem.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page