top of page

Até qual idade podemos ganhar alongamento?


Uma pergunta que surge inúmeras vezes é: até qual idade é possível ganhar alongamento? E bom, a resposta é: até 192 anos, afinal, não existe história de idade, de quem é mais velho não consegue alongar. Entenda que é possível sim, aos 50, 60 anos, fazer espacate, basta fazer alongamento.

A verdade é que a nossa musculatura vai mudando com o passar do tempo, mas isso não significa que depois de mais velha, a sua musculatura e articulações vão ficar mais "duras" e surgirá um bloqueio no alongamento, fazendo com que o processo seja mais lento, pois isso não existe. A não ser que você tenha feito uma cirurgia de quadril, colocou pino, artoplastia, enfim, exceto em caso cirúrgico, que pode sim dar um bloqueio articular. Ou seja, essa desculpa não cola, não caia nessa. É possível sim ganhar alongamento em qualquer idade.

O que realmente acontece é que conforme as nossas fibras musculares vão envelhecendo, elas vão se tornando menos elásticas. Existe um depósito de colágeno nessas fibras que fazem com que ela fique um pouquinho mais dura, mas isso não significa que é impossível ganhar alongamento, fica apenas um pouco mais difícil.

Então, alguém aos 15 anos, treinando espacate, em um mês, já zera a abertura, e alguém mais velha, em um mês, fica a 5 centímetros do chão, demora mais para conseguir fazer o espacate. Isso acontece porque aos 15 anos a musculatura cede muito rápido, mas quando fica mais velha, precisa de mais tempo para ceder. Isso não significa que ela vai travar, ela só vai mais devagar no processo.

Portanto, tire da sua cabeça que ganho de flexibilidade está completamente relacionado com a idade. O que está relacionado com a idade é a velocidade com que você ganha essa flexibilidade: aos 15 anos, você ganhará mais rápido, aos 50, mais devagar. Então, sim, é possível chegar na mesma abertura que a menina de 15 anos chegou!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a Abertura" com a penas 5 minutos por dia" clicando na imagem.

3.437 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page