top of page

Grávida pode fazer Ballet?


Sempre surgem muitas dúvidas sobre grávidas no Ballet e a primeira que será respondida por aqui é justamente "grávida pode fazer Ballet?". Bom, a resposta é: pergunte ao seu médico, afinal, gravidez não é igual a uma dor de cabeça que tomamos um remédio qualquer que estamos acostumados e pronto. Não é doença, mas exige alguns cuidados e apenas o médico especialista será capaz de responder algumas perguntas, pois é ele quem sabe sobre o bebê, como está indo a gravidez, é ele quem saberá as suas características como gestante. Existem gestantes que infelizmente tem uma propensão a perder a criança e e existem outras que não, que tem uma gravidez mais tranquila. Então, depende do que o médico vai falar se a grávida pode fazer Ballet ou não.

A segunda pergunta é uma extensão da primeira "o meu médico deixou, estou nos primeiros meses, posso fazer tudo da aula?", e a resposta é não, não pode fazer tudo, porque muitas vezes o médico não sabe o que é Ballet, ele pode achar que Ballet é só fazer petiné. Às vezes tem médico que sabe que é uma atividade física que exige muito do corpo, mas não sabe quais são os passos que podem e os que não. Portanto, a primeira orientação dada para alunas grávidas é para perguntar para o médico e trazer o atestado e dependendo do tempo não dá para realizar alguns passos. Já no início da gravidez não é possível fazer pequeno salto, ou seja, independente do tempo, não tem como, porque é um passo de impacto e não sabemos como o bebê em formação irá reagir lá dentro, tão instável. Por isso não devemos correr esse risco.

Então, nos três primeiros meses, se o médico liberou para fazer Ballet, só tome cuidado com os saltos e talvez com developpé, por exemplo, uma perna mais alta que se faz necessário contrair muito o abdômen, depende muito do que se sente ali na momento.

Outra pergunta frequente é "estou grávida e ouvi dizer que não posso fazer a retificação da lombar, é verdade?" e bom, depende. Quando paramos para pensar na retificação da lombar em grávidas podemos realmente observar uma lordose naquela região, porque conforme o bebê cresce, a barriga também, o que acaba fazendo com que isso aconteça e quando vamos fazer a retificação acontece uma contração do abdômen inferior. Essa contração não afeta em nada no bebê, pois só envolve a parede abdominal e o útero está por trás disso, tanto é que até existem exercícios dessa mobilização para ajudar no parto, no qual o pilates é indicado, pois trabalha com contração abdominal leve. Porém isso não significa que a grávida pode fazer um developpé que exige mais da contração, por exemplo, ela só pode fazer uma contração para ficar na postura do Ballet, que provavelmente não irá conseguir, mas a contração estará ativa.

A última dúvida é sobre cuidados da grávida com o alongamento, o que não é besteira. Acontece que durante a gravidez os hormônios ficam alterados que começam a preparar o corpo da mulher para o bebê nascer e com isso todos os ligamentos e tendões ficam mais flexíveis e se você, grávida, os força demais poderá ter uma distensão, uma luxação, o osso poderá sair do lugar, pois não tem nenhum ligamento ali segurando ele justamente por conta da flexibilidade. Portanto, é necessário tomar cuidado com alongamento sim.

Resumindo tudo o que foi dito sobre bailarinas grávidas: se o médico autorizou, leve o atestado, esqueça pequenos e grandes saltos e muito cuidado com alongamento. Não precisa, de maneira nenhuma, parar de fazer o Ballet, caso o médico autorize. A questão é saber que o seu corpo está diferente por um ótimo motivo e por isso é preciso fazer o Ballet um pouquinho diferente também, respeitando isso. Assim, tudo dará certo e será lindo.

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Roupas para aula de Ballet Adulto" clicando na imagem.

444 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page