top of page

Ballet depois dos 20, 30, 40 anos é o melhor momento!


"Será que é bom começar Ballet depois de adulto?", "Será que é ruim?", "Será que era melhor ter começado antes?". Neste artigo essas perguntas serão respondidas.

Vou contar uma história para você... Uma vez eu estava fazendo aula aos 28 anos mais ou menos, estava tentando retornar ao Ballet e eu estava fazendo essa aula para conhecer a turma, que era de Ballet avançado. Essa turma, como sempre vemos, tinha como maioria as pessoas de 15 anos, ou seja, adolescentes e eu lá, beirando os 30. Na minha frente estava uma garota mais velha também, e eu observava aquelas meninas mais novas tentando fazer a sequência que a professora tinha passado na barra e ficava comparando laranja com banana, dizendo "olha a altura da perna dela! Nossa, minha perna não sobe mais assim não", considerando que eu estava parada há um tempo.

Então, eu disse para a garota que estava na minha frente, que tinha mais ou menos a mesma idade que eu "com 15 anos é mais fácil, tem mais gás" e ela olhou para mim e falou "Mari, não é assim não! Porque se você parar para pensar, as meninas de 15 anos terão que parar daqui a pouco, pois vão fazer vestibular, passar numa faculdade, estudar em outra cidade, começar a namorar, casar, ter filhos e só depois vão pensar em voltar para o Ballet, adulta, igual a gente! Tudo isso que elas vão passar, nós já passamos. Agora temos 28 anos, agora ninguém segura a gente, não temos pai e mãe para dizer 'você não vai para o Ballet' ou 'não vou pagar seu figurino', não tem namorado para falar 'vai para o Ballet de novo???'. Agora você é dona da sua vida, trabalha, tem seu dinheiro, já casou, tem seus filhos, sua família, seus filhos sabem a importância do Ballet para você. Pronto, agora só depende de você". Resumindo: levei um tremendo tapa na cara, e daquele dia em diante eu nunca mais parei com o Ballet, e isso já faz dez anos!

À vista disso, para responder de vez perguntas do tipo "ah mas começar Ballet depois de adulta??? Não era melhor quando eu era mais nova?", melhor ou pior não é possível responder, mas sabemos que as mais novas terão que passar por tudo aquilo que já passamos. Elas terão que se dedicar aos estudos para passar numa faculdade, e nós não precisamos mais disso, pois já passamos por essa fase. Sendo assim, tudo o que tínhamos para pensar aos 15 anos, quem éramos, o que fizemos até chegar na idade que temos hoje, deu um trabalho danado, só éramos um pouco mais flexíveis e tínhamos um corpo mais em condições de fazer uma aula um pouco melhor. Você trocaria toda a sua maturidade que tem hoje só para conseguir ter pernas mais altas, só para ter um físico mais bonito aos seus olhos?

Sendo assim, como adultos, nos falta olhar as coisas boas de fazer Ballet nessa idade. É delicioso ser dona da própria vida, você decidir se vai ou não para o Ballet, se você vai ou não dançar no espetáculo da escola. Você simplesmente decide o que quer fazer e no que quer investir. Se você quer se dedicar à perna alta, ao giro, aos dois ou se você não quer à nada. As coisas ficam muito mais no seu controle quando se é adulto, do que quando se tem 15 anos.

Portanto, olhe para essa situação com um pouco mais de carinho e propriedade, pois é gostoso ser do Ballet Adulto. Pare um pouco para refletir, e quando cruzar com uma bailarina de 15 anos pense sobre tudo o que ela ainda terá que passar, coisas que você já passou e bora lá para o Ballet!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet adulto: por onde começar" clicando na imagem.

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page