top of page

Tou Tou no Ballet: Verdades e Mentiras


Frequentemente surgem dúvidas sobre Tou Tou no Ballet e este artigo responderá algumas delas para que as coisas fiquem mais esclarecidas.

Bom, a primeira questão que surgiu foi "Tou Tou é sempre muito apertado", verdade ou mentira? E sim, é verdade. Se ele foi feito com as suas medidas, realmente deve ser muito apertado na faixa da cintura, porque antigamente as mulheres utilizavam esses corpetes e o Tou Tou e os demais figurinos do Ballet clássico, carregam essa tradição. Claro que atualmente não é tão comprido como era, a altura da saia foi encurtando ao longo do tempo para que a bailarina pudesse se movimentar com um pouco mais de liberdade, mas na faixa da cintura continua tudo puxadinho, bem encaixado, lacrado para que você realmente fique fininha.

"Tou Tou não é para qualquer bailarina", bom, isso é mentira, pois qualquer bailarina que tiver o desejo de usar, pode, não tem motivo que impeça. O que pode ser que não seja para qualquer bailarina é o estilo de coreografia que ela vai apresentar dentro daquele Tou Tou, ou seja, cada bailarina possui um perfil diferente para dançar determinado tipo de Ballet de repertório. Sendo assim, não é porque a bailarina não tem perna alta que não vai poder dançar com um Tou Tou, tem a variação de Branca de Neve, por exemplo, que não tem nenhuma e o figurino é Tou Tou.

"Tou Tou atrapalha para dançar" também é uma afirmação que ouvimos por aí. Existem dois tipos de Tou Tou, o prato, que é aquele bem curtinho e o romântico, que podemos dizer que é um vestidão e ambos atrapalham para dançar, é muito mais fácil dançar de collant, de calça, etc.

A questão do Tou Tou romântico é que por conta do comprimento e do volune ele acaba ficando mais pesado e dependendo do movimento que você faz, um developpé por favor exemplo, terá um tempo maior para essa perna voltar, pois dependendo do quanto godê essa saia for, fica enfiada no meio das pernas. Por isso, você tem um tempo para determinados movimentos para que a saia não entre onde não deve e para que isso não aconteça, você precisa testar antes, onde também entra a questão da importância do figurino chegar antes.

Já o Tou Tou prato atrapalha também, porque primeiramente você não consegue enxergar o seu pé, então você acaba perdendo a noção de onde você está "picando" e precisa de um "pliézão" para enxergar o seu pé. Uma outra coisa que atrapalha são os giros, pois uma fechada de braço um pouquinho mais fora do padrão com o Tou Tou prato, você já se sente cambaleando e dançar Pas de Deux também atrapalha, porque se o bailarino não tiver a sacada de ficar com o quadril um pouco mais longe da bailarina, ele vai sentir o Tou Tou raspando nele.

"Dançar de Tou Tou significa que a bailarina se formou", mentira! Uma coisa não tem nada a ver com a outra, porque primeiramente, se formou em quê? Um indicativo de que a pessoa é bailarina é quem faz Ballet, quem faz dança, pois essas pessoas sentem na pele o que é dançar, o que é colocar o seu corpo em movimento. Então, isso não tem nada a ver com usar Tou Tou, não tem nada a ver com passar anos estudando um método X, Y ou Z. Se tornar uma bailarina só depende de você, depende de você querer entrar em uma sala de aula e aprender o que é um tendu, pois a partir daí você já é uma bailarina. Porém, se você não acreditar nisso, ninguém mais vai! Então, por favor, assuma o seu espaço!

Dançar de Tou Tou significa simplesmente que o personagem em que a bailarina está, utiliza Tou Tou ou que o professor que montou aquele Clássico Livre, quis colocar aquele figurino. Olhe as coisas com mais simplicidade, é apenas uma roupa. Não pinte as coisas de ouro, tome cuidado com o que você faz com você mesmo!

Essas foram as verdades e mentiras sobre Tou Tou no Ballet para que as coisas pudessem ficar mais esclarecidas em sua mente e para acabar com alguns tabus sobre o tão comentado Tou Tou!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Roupas para aula de Ballet Adulto" clicando na imagem.

162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page