top of page

Lesões em Bailarinas


No artigo de hoje o assunto é: lesões em bailarinas. Uma pergunta bastante recorrente entre elas é sobre o que se deve usar quando lesionar, o gelo, ou quente. Então, aí vai a resposta.

Por ser formada em fisioterapia, muitos dos meus alunos, quando lesionam no Ballet, me fazem essa pergunta e a resposta é sempre gelo. Mas por que? Porque quando o bailarino sofre uma lesão, que pode ser uma torção de tornozelo, uma contusão, uma distensão muscular, ou melhor, qualquer lesão, pode levar a um processo inflamatório, onde os vasos sanguíneos em volta da região realizam uma vasodilatação, ou seja, alargam o calibre deles. Com essa vasodilatação, a região afetada pode apresentar edema (mais conhecido como inchaço), dor, a pele pode ficar mais quente e até vermelha, caracterizando assim, o processo inflamatório agudo.

Sendo assim, a minha resposta é sempre gelo, porque a função dele é anti-inflamatória, pois ele faz vasoconstrição, ou seja, aquele vaso dilatado que está em processo inflamatório, ao colocar o gelo, diminui o calibre. Com isso, o edema diminui, e a dor também. O calor, que pode ser bolsa de água quente, sprays, pomadas que esquentam a pele, etc., acabam fazendo o efeito contrário: vasodilatação. Dessa maneira, aquele vaso que já estava dilatado por um processo inflamatório, dilatará ainda mais e consequentemente trará mais edema e mais dor. Então, em processo agudo a indicação sempre é gelo.

Portanto, se você, bailarino(a), tiver uma lesão, apresentar edema, onde tem dor, é aconselhável que se coloque um pano fino na região lesionada, para não queimar a pele, coloque o gelo e deixe-o por 20 minutos, mas não o troque de lugar, deixe onde está lesionado durante esse tempo e depois tire-o. Caso volte a apresentar dor, vale à pena ir a um hospital, passar pelo médico para que ele possa dar um diagnóstico melhor sobre o que aconteceu.

Baixe agora mesmo o Ebook Gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page