top of page

Chinerina na Dança - Verdades e Mentiras

Atualizado: 3 de jan. de 2020


A chinerina causa algumas dúvidas em bailarinos, existem muitos mitos tidos como verdade sobre ela. Por isso, neste artigo, você poderá encontrar algumas verdades sobre ela, sua função, etc.

A chinerina é um equipamento no qual colocamos o pé dentro dele para ganhar alongamento na região de tornozelo e uma das maiores dúvidas recebidas é "é verdade que a chinerina provoca tendinite?", e não, não é verdade, porque ela trabalha o alongamento da região de tornozelo oposta à região que dá tendinite, que é o tendão de Aquiles. Quando colocamos o pé dentro do equipamento não fazemos força, é a pressão que acontece no chão que faz com que ganhemos esse alongamento. Não fazemos força, porque só de encaixarmos o pé dentro da chinerina e tentarmos esticar o joelho, o movimento já acontece. Sendo assim, não tem como desenvolver tendinite, porque ela é um processo inflamatório que se dá quando fazemos movimentos repetitivos, por exemplo, quando se faz muito relevés ou elevés em uma aula de ponta e não se alonga depois, pode causar tendinite no tendão de Aquiles. Já a chinerina não vai fazer isso, ela só irá alongar o seu tornozelo e está tudo bem.

A segunda dúvida é "a chinerina fortalece o pé?". Também é mentira, porque ela não fortalece o pé, só alonga, e como explicado anteriormente, não fazemos força, portanto, não tem como trabalhar fortalecimento dos pés. Chinerina realmente só serve para alongamento da região de tornozelo, que já é uma grande coisa!

"Chinerina faz alongamento do colo do pé", e NÃO! Colo do pé não se alonga, pois é um conjunto ósseo e osso não se alonga. O que é possível alongar é o tornozelo, e tem gente que não tem esse alongamento, mas pode ter colo de pé, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra. O colo de pé só fica mais exuberante quando se tem alongamento de tornozelo, mas são coisas completamente diferentes.

"Verdade ou mentira que com a chinerina precisamos esticar o joelho?", depende. O objetivo da chinerina é alongar o tornozelo e para isso é necessário tentar esticar o joelho, mas não significa que ele realmente vá esticar. Tome cuidado com isso de "o exercício só vai funcionar se eu esticar o joelho", pois não é bem assim, ele vai funcionar se você sentir sua região de tornozelo sendo alongada. Então, esticar o joelho com o pé dentro da chinerina é uma progressão do exercício.

"É preciso esticar o pé dentro da chinerina até o final", e sim, é verdade! Quem não coloca o pé todo, não adianta nada, pois para realmente ganhar algum alongamento naquela região é necessário colocar o pé até o final da chinerina.

Bom, essas foram as verdades e mentiras sobre chinerina, existem alguns formatos dela, anatômicos com a forma da panturrilha, etc, mas para alongamento de tornozelo, a simples indicada na foto é suficiente e é mais barata do que a anatômica. Então, se você não tem dinheiro para investir na mais cara, saiba que a simples vale à pena e vai ajudar muito no seu alongamento de tornozelo, se o exercício for feito corretamente, claro!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a Abertura com apenas 5 minutos por dia" clicando na imagem.

1.713 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page