top of page

Balance - Verdades e Mentiras


Quais são as verdades e mentiras quando o assunto é balance? A primeira pergunta é a questão de termos um corpo forte, se isso ajuda no balance, e sim, isso ajuda. A grande questão é que não é só isso, se não os marombas da academia ficariam horas em um balance lindo e maravilhoso. Para desenvolvermos essa questão de equilíbrio, precisamo trabalhar uma região do nosso cérebro chamada cerebelo, e nós só conseguimos trabalhá-la quando oferecemos ao nosso corpo e cérebro, situações em que precisamos de equilíbrio. Ou seja, se ficarmos a vida inteira com o pé inteiro no chão, teremos muito equilíbrio dessa maneira, independente do quão forte sejamos, porém se começarmos a tentar fazer mais coisas no dia a dia com a meia ponta, consequentemente desenvolveremos mais balance na meia ponta, se começarmos a fazer mais aulas de ponta e tentarmos ficar mais no equilíbrio com ela, começaremos a ter balance na ponta. Portanto, a força muscular ajuda, mas não é a única coisa necessária, precisamos trabalhar o cerebelo também.

"Para trabalhar balance precisamos de equipamentos?, a resposta é: não! Existem sim equipamentos que auxiliam no treinamento de balance, mas não é necessário. Podemos realmente treiná-lo no dia a dia!

"A cabeça interfere muito no balance", isso é verdade! Para termos balance, precisamos de alinhamento e acontece que existem muitos alunos, principalmente de Ballet Adulto, que são mais tímidos, que ficam olhando para baixo e isso provoca um desalinhamento na cervical, o que faz com que o corpo queira ir para frente, assim como quando olhamos muito para cima e o corpo começa a querer ir para trás. Então, é necessário manter o alinhamento da cervical para conseguir um bom balance e para isso, mantenha o olhar bem horizontal, pois se começar a querer marcar a cabeça no chão, irá cair para frente.

"Para ter um bom balance, é preciso treinar todos os dias?", e a resposta é sim. Se você realmente quer ficar bom, treine todos os dias, pois não é algo que demanda tempo. Balance nós podemos treinar tomando banho, lavando louça, enfim, não é necessário tirar por exemplo, meia hora para isso.

"Precisa de muito tempo de Ballet para ter um bom balance?" e, não. Pessoas que nunca fizeram Ballet, podem ter um ótimo equilíbrio, porque por exemplo, pessoas baixinhas que necessitam pegar algo no alto, estão constantemente fazendo meia ponta, o que acaba desenvolvendo o balance. Por isso, não tem nenhuma relação com o tempo de Ballet que você tem, o treino realmente acontece no cotidiano, mesmo que você nunca tenha pisado em uma sala de aula de Ballet e quer desenvolver balance, é possível sim!

"Nosso estado emocional influencia no balance?", e sim, é verdade. Não é comprovado cientificamente, porém é muito fácil observar em sala de aula alunos(as) que tem um bom balance e em alguns dias, caem até do relevé sous sus e quando ele é questionado se está tudo bem em dias como esse, ele responde que não já chorando. Portanto, sim, tem relação, porque para fazer balance precisamos estar concentrados, focados, realmente estar com uma consciência corporal para manter o alinhamento e quando nossa cabeça está em outro lugar, tudo isso vai embora. Então, o estado emocional influencia muito no balance.

Bom, essas foram as verdades e mentiras sobre o balance para ajudar a sanar algumas dúvidas bem frequentes!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page