top of page

O que não vestir no Ballet Adulto


O assunto será novamente voltado para as roupas de dança, e quando falamos sobre esse ele, pode ser muito prolongado e trazer horas de discussão, mas neste artigo será tratado sobre o que NÃO usar.

De uma maneira geral, para fazer aula de dança é necessário que se utilize uma roupa confortável, e isso exclui o jeans, porque é um tecido muito firme que limita movimento e atrapalha a circulação sanguínea. Então, o ideal seria uma roupa de malha, lycra, cotton, enfim, mas primeiramente a roupa tem que fazer você se sentir bem.

Outra questão no sentido geral, é o cabelo, que deve ser bem adequado para o tipo de aula que vai ser realizada. Por exemplo, se você vai fazer Ballet, o ideal é que seja coque, porque se não acaba atrapalhando os movimentos, se for Jazz, já pode ser um rabo de cavalo, se for o Contemporâneo pode ser um cabelo um pouco mais solto, enfim, é um assunto que pode ser abordado em outro momento.

Agora, voltemos para o que não se deve usar, especificamente para as aulas de Ballet. Existem escolas que possuem uniforme, para algumas turmas ele é exigido, mas a partir de um certo nível já não funciona mais dessa maneira e é aí que, muitas vezes, os problemas começam a aparecer.

A dica apresentada é a do "Nunca!", a do "Atenção!" e a do "Cuidado!". Primeiramente, NUNCA utilize meia-calça preta com sapatilha rosa, porque no Ballet a ideia é que os pés tenham a mesma linha da perna, então se a bailarina coloca uma meia-calça preta e uma sapatilha rosa, isso "quebra" a linha do meu pé e por isso, pro desenho da dança clássica, isso atrapalha. Caso utilize meia preta, corte a ponta dela ou compre daquelas que possuem e abertura embaixo e dobre ela no tornozelo como se fosse uma calça legging. Assim, a bailarina terá a sapatilha da cor da pele e a meia-calça preta como se fosse uma calça. Outra coisa que NUNCA deve ser feita também, é o uso da sapatilha preta no Ballet, mesmo se a meia-calça for preta também.

Agora, o que se deve ter ATENÇÃO quando for fazer. Bom, aqui no Brasil a temperatura é muito alta e a meia-calça é usada para manter as pernas mais aquecidas e assim, evitar lesões, então quando está muito calor, não tem necessidade, porque o corpo em si já está mais aquecido e ele precisa respirar. Sendo assim, caso não utilize a meia-calça, e for fazer a aula de collant e saia, coloque um shorts por baixo e ATENÇÃO ao shorts também, cuidado para ele não ser muito curto, para não ficar aparecendo a polpa do bumbum. Isso também serve para o caso de utilizar só o collant e o shorts, além da questão do comprimento, é bom lembrar que existem aqueles que são mais próprios pra dança, porque existem alguns que são pra corrida, que têm uma abertura lateral, e aí a bailarina vai fazer um Developpé, uma perna mais alta e não vai ser muito legal. Então, ATENÇÃO quanto ao não uso da meia-calça.

A última dica é voltada para o CUIDADO, começando com o uso das cores. Geralmente, as bailarinas adoram o preto básico, porque "deixam magrinha" etc., mas também sabemos que usar o preto todo dia, mesmo que mude o modelo do collant, dá a impressão de que nem foi trocado. Então, a cor pode e deve variar, mas é preciso tomar cuidado com a combinação de cores. Por exemplo, usar um collant amarelo com uma saia pink, porque se você não sai na rua assim, também não vai para a aula de Ballet desse jeito. Sendo assim tome cuidado com essas cores, pode usar um collant amarelo, desde que esteja com uma saia preta, ou uma calça preta. CUIDADO também com as roupas largas, que o uso delas no frio é mais comum, como por exemplo o uso de uma camiseta por cima, um casaco, calça, meião, perneira, pode usar, mas cuidado, porque o professor precisa ver seu corpo para conseguir te corrigir, e com um monte de capa por cima, ele não vai ver nada. Então cuidado com as camisetas largas que cobrem a lombar que atrapalham na visão no momento de ver se o quadril está encaixado ou não, etc. Pode começar a aula com esse tipo de roupa, mas passou o primeiro exercício e viu que o corpo já está mais aquecido, comece a tirar, para assim facilitar para o professor.

Então, não esqueçam nunca das dicas do "NUNCA!", "ATENÇÃO!" e "CUIDADO!", porque assim, erros quanto à vestimenta não serão mais cometidos!

4.962 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page