top of page

Três segredinhos para hora do Palco!


O momento do palco envolve um friozinho na barriga, uma insegurança e é por isso que o assunto deste artigo será esse. Serão apresentados três segredinhos para você se sair muito bem no palco!

A primeira questão é sobre dar atenção aos seus pontos fortes. É muito comum chegarmos no pré-palco, ali na coxia mesmo e darmos atenção ao que pode dar de errado, naquela pirouette que não está saindo, naquele momento da coreografia que ainda não está muito bem decorado, pensamos em quem de importante está na platéia, enfim, começamos a pensar em coisas que nos causam mais insegurança, que nos deixando ainda mais nervosas e simplesmente esquecemos de lembrar dos nossos pontos fortes.

Então, a primeira coisa que é necessária fazer antes de entrar no palco é pontuar os seus pontos fortes. Nas vésperas da entrada, ao invés de ficar se concentrando em tudo o que é de ruim que não sai, na platéia que muitas vezes deixa a bailarina nervosa, se concentre naquilo que está no seu controle, naquilo que você tem de ponto forte, como por exemplo, pensar no tempo que você se dedicou nos ensaios, no tempo de Ballet que você já tem, mesmo que você considere pouco, enfim, pontue tudo aquilo que te fortalece.

O segundo segredinho para você realmente se sair muito bem na apresentação é simplesmente lembrar o porquê de você estar ali. É muito comum bailarinas estarem na véspera de entrada, na coxia, sentirem frio na barriga e começar a se concentrar no resultado, mas normalmente não é por causa disso que estão ali, o foco não é receber o DVD e falar "olha, como dancei bem" ou "nossa, que foto linda". Geralmente nós não ensaiamos para esse momento pós-palco e sim para vivenciar o momento do palco em si, mas às vezes ficamos tão nervosas, que isso não acontece e acabamos apenas pontuando os resultados. Portanto, vivencie o momento, antes de entrar no palco pense no porquê você está ali, por exemplo, se você tinha o sonho de fazer Ballet quando era criança, mas não pôde, mas agora que é adulta está ali realizando o sonho, pense que você conseguiu chegar onde queria.

Comece a valorizar esses motivos, pois isso vai te dar uma carga de substâncias tão positivas no seu organismo, que tudo o que possa dar de errado vai perder o sentido, porque o que realmente importa é que você conseguiu chegar ali. Se você vai lembrar a coreografia inteira, se você conseguirá fazer o seu melhor ou não, são coisas para serem avaliadas depois, ali na coxia antes de entrar no palco não é hora de pensar nisso. Este é o segundo segredinho: se concentre no porquê de você estar ali!

O terceiro segredo é para aquelas pessoas que com os dois segredinhos anteriores, ainda não conseguiram se acalmar. Para lidar com essa incerteza do que é que vai acontecer durante uma apresentação, utilize a regrinha do "se... Então". Se antes de entrar no palco você começar a pensar em tudo aquilo que pode dar errado, como por exemplo "será que eu vou esquecer?", pense em "se eu esquecer a coreografia, então eu vou olhar para a amiga do lado" ou "então eu vou fazer uma pose e esperar lembrar a coreografia" ou "então eu vou sair do palco", enfim, qualquer coisa, você só precisa deixar o seu cérebro programado para esses imprevistos, por isso essa regrinha "se... Então" é uma ótima estratégia. Fazendo isso, você terá ferramentas e caso a suposição realmente aconteça, você já saberá o que deve fazer e não se sentirá perdida. Programando o seu cérebro da maneira, você se sentirá mais tranquila e chegará na coxia realmente pronta para entrar no palco!

Utilizando essas três regrinhas, pode ter certeza que você irá arrasar no palco, dará o seu melhor e sairá realizada!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page