top of page

Como superar o medo de subir no palco!


É muito comum encontrarmos bailarinas adultas que têm pânico ao simplesmente pensar em palco. Sendo assim, precisamos estar pré dispostas a trabalhar algumas coisas na nossa mente para conseguir vencer esse desafio.

É compreensível que para algumas pessoas, se apresentar em um palco não é um objetivo de vida ou algo atraente, pois dizem que buscam o Ballet apenas como atividade física, e está tudo certo quando o palco não é um obstáculo para ela, que não se apresentar é apenas uma opção, mas quando a bailarina não se apresenta por medo do palco, é outro caso que precisa ser resolvido, pois é um problema. Por isso, este artigo trará dicas de como superar de vez esse medo.

A primeira dica é sobre o porquê de você estar ali naquela sala de Ballet. O motivo pode ser "porque acho bonito", "porque trabalha o corpo", "porque desenvolve musicalidade", enfim, podem ser por infinitos motivos, mas se pararmos para pensar, existiam outras opções de atividades, outras modalidades de dança que desenvolvem esses mesmos quesitos. Então, existe algum outro motivo real dentro de você, que te fez escolher o Ballet e pode ter certeza que não é sobre os benefícios que essa atividade traz. Por isso, você precisa buscar em si mesma o que é que te fez chegar em uma sala de aula e pode ser sonho de infância, por ter visto alguém dançar e achou bonito, enfim, existe algum sonho aí dentro que te trouxe p Ballet, e esse sonho é a única coisa capaz de fazer você ir para um palco! Não tem marido, filho ou professora que dê apoio que te faça subir em um palco, a única coisa que realmente faz é esse porquê que você tem dentro de ti. Entenda também que está tudo bem se esse motivo for se modificando com o tempo, pois conforme vamos amadurecendo na dança, ele vai passando por algumas transformações.

A segunda coisa que você precisa pensar é sobre aquele momento em que você está na coxia e vai entrar no palco. Imagine esse momento e traga à sua mente o que é que você tem medo, se é, por exemplo, de errar e ter alguém importante para você na platéia. Coloque esse seu maior medo e vá fazendo uma escala em números de 0 a 10, sendo que 0 significa você errar nada e 10 você errar absolutamente tudo, não acertar nem um miserável passo. Sendo assim, de 0 a 10 pense sobre qual é a probabilidade disso acontecer, pensando que você faz aula, ensaia, a sua professora te ensina tudo o que é necessário, não é um solo, enfim, reflita sobre qual é a probabilidade de você errar absolutamente tudo ou acertar tudo. Com certeza você descartará essas duas hipóteses e colocará um grau mediano.

Depois disso, você pensará "se eu entrar nesse palco, acertar tudo e sair realizada, qual é a sensação que isso me traz?" e colocará na escala de 0 a 10, sendo que 0 significa sensação nenhuma e 10 corresponde a uma sensação de felicidade inexplicável. A partir disso, compare as duas graduações que você fez: o seu medo terá, bem provável, em média, uma graduação de 4 a 6, o que te faz desistir do palco, mas a sua felicidade e realização de estar no palco, uma média de 8 a 10. Então, por que você tem tanto medo do palco sendo que é muito mais provável que você se realize do que se frustre?

Dessa forma, você estará colocando de um lado mais racional o porquê você deveria tentar, pois você precisa vencer esse medo do palco. Comece a olhar as coisas, refletir, pois geralmente quando as pessoas têm medo de algo, elas não querem nem pensar naquilo, mas é necessário lidar. Nós estamos nessa vida para superações, por isso você precisa aprender a lidar com o palco!

Então, se o palco em si não é um desejo seu simplesmente por isso, está tudo certo, mas se existe um medo guardado aí dentro, é preciso trabalhar isso! Sendo assim, siga essas dicas, vá se fortalecendo e arrase no palco!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page