Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

  • Mari - Ballet OnLine

Pilates e Ballet - Verdades e Mentiras

Atualizado: Jan 17


Neste artigo você poderá encontrar algumas verdades e mentiras sobre pilates e Ballet, pois é um assunto que gera muitas dúvidas, principalmente sobre se o pilates, um mundo diferente, pode ajudar no Ballet ou não.

A primeira dúvida é sobre se o pilates pode deixar o corpo da bailarina mais forte e mais flexível e consequentemente, ajudar no Ballet. Bom, isso é verdade, pois muitas vezes ele trabalha com aparelhos, trabalha com bolas que dão resistência, etc., e mesmo com o pilates solo dá para trabalhar com faixas elásticas nos pés para dar força, enfim.

Dentro dessa modalidade, conseguimos fazer um trabalho de fortalecimento para favorecer as aulas de Ballet, mas para isso você precisa conversar com sua professora, explicar para ela que você é bailarina e que um dos motivos que te fez procurar pelo pilates é para ajudar na sua performance. Nesse caso, se ela já conhecer o Ballet, já entendê-lo, irá criar alguns exercícios voltados para você ter pernas mais altas, costas mais fortes, enfim. Se não, ela vai te perguntar o que você costuma fazer e percebe que tem dificuldade. Mostrando o passo, ela irá desenvolver exercícios que te ajudem a desenvolvê-lo dentro do Ballet. Assim, você terá que desenvolver um corpo muito mais forte, totalmente voltado a trabalhar desde que a sua instrutora saiba qual é o seu interesse.

A próxima pergunta é sobre se o pilates nos faz aprender o Ballet mais rápido e isso é mentira! A verdade é que são duas coisas diferentes, por mais que quem inventou o pilates trabalhava com bailarinos, fazendo-os ficar com o corpo forte voltado para o Ballet, trabalhando com o tornozelo esticado, trabalhando bastante com a questão do core, que é o fortalecimento do nosso abdômen, do nosso centro, para que tenhamos

estabilidade para movimentar braços e pernas, ele não acelera o nosso processo de aprendizagem no Ballet. Ele pode facilitar para você fazer alguns exercícios e passos, mas ele não ensina, o que acelera o nosso processo de aprendizagem é realmente otimizar o aprendizado do Ballet em si.

"É verdade que o pilates trabalha com consciência corporal para Ballet?" não, é mentira, pois o pilates desenvolve muito a nossa consciência corporal porque é uma atividade física, como qualquer outra. No pilates desenvolvemos uma consciência corporal global que pode ser utilizada no Ballet, na questão de postura, abdômen ativado, enfim, mas não significa que a consciência corporal desenvolvida no pilates é a mesma que desenvolvemos no Ballet, são coisas diferentes.

A próxima pergunta é sobre se pilates previne lesões em bailarinos, e a resposta é sim, não só em bailarinas, como em qualquer pessoa, pois trabalha fortalecimento, flexibilidade e deixa o corpo muito mais preparado para o Ballet ou para qualquer outra atividade física.

Algumas vezes nos lesionamos no Ballet, por conta de pequenos acidentes, como entorse, mas muitas vezes é por trabalharmos demais uma determinada musculatura e de menos outra musculatura, porque por exemplo nós trabalhamos tudo en dehor, com a rotação das pernas, ativando as musculaturas que fazem essa rotação para fora e nunca trabalhamos en dedan, ou seja não temos exercícios para fortalecer os músculos que viram nossa perna pra dentro, o que pode causar alguns desequilíbrios musculares, dando alteração de quadril, dor no joelho, etc. Sendo assim, o pilates irá trabalhar focando no corpo como um todo, trabalhando en dehor e en dedan, grupos musculares que no Ballet você não trabalharia e assim, prevenindo lesões.

Bom, essas foram algumas verdades e mentiras sobre a relação entre pilates e Ballet para clarear a sua mente e tirar algumas dúvidas que sempre surgem sobre esse assunto!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Zere a Abertura com apenas 5 minutos por dia" clicando na imagem.

#pilates #ballet #lesõesnoballet

21 visualizações