Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"

  • Mari - Ballet OnLine

Reverence na aula de Ballet



Reverência no Ballet é algo comum que afeta diretamente no nosso mindset, porém muitas pessoas não tem noção disso. Por este motivo, neste artigo você poderá encontrar mais informações sobre este assunto, porém para começar, precisamos entender o que é a reverência no Ballet... É um momento que normalmente acontece no final da aula, no qual a gente faz uma sequência tradicionalmente um pouquinho mais puxado para o adágio, reverenciando algo ou alguém.


Bom, hoje em dia podemos observar que os professores, em escola normal mesmo, não são valorizados, são desrespeitados dentro da sala de aula, etc, principalmente quando estamos falando sobre adolescentes, que é uma fase difícil, por estarem com os hormônios à flor da pele, se acham o dono do mundo, enfim, quem é adulto já passou por isso e sabe como é. Sendo assim, quando se dá aula de Ballet para adolescentes, nós adultos sabemos o que eles estão pensando e é comum observarmos bailarinas e bailarinos educados que respeitam o momento da reverência, já outros não, que infelizmente acabam por desprezar isso. Apesar disso, é algo que deve ser cobrado, fazer uma reverência decente diz respeito não só à entrega do movimento, em fazer o mais perfeito possível, mas também está ligado ao quanto nós reverenciamos o mestre daquela aula.


A reverência é um momento em que finalizamos a aula e agradecemos, assim como quando aplaudimos. Quando voltamos ao professor e batemos palma, estamos agradecendo pelo trabalho dele e se você acha que ele não merece isso, não faz sentido você estar ali naquela sala de aula, você está só perdendo tempo.



Para o professor, quando ele vê um aluno o reverenciando e o aplaudindo de verdade, não há dinheiro no mundo que pague esse momento, pois é um gesto de gratidão por toda a aula que foi dada, por todo o esforço e assim, na próxima aula que ele for dar, vai querer entregar mais ainda de si para aquele aluno, porque sabe que ele está recebendo de coração aberto todo o ensinamento. Então, entenda que o momento de reverência é o momento que você tem para falar através de movimentos para o seu professor o quanto você é grato pela aula que ele te deu.


O momento da reverência é aquele que você tem para entregar a sua gratidão por tudo, imagine que você está no palco e realmente dê o seu melhor. É comum vermos muita gente perdendo esse momento, tanto adolescentes, quanto adultos, porque estamos muito preocupados com o que vamos fazer depois da aula, desconsiderando que este é um dos principais momentos da aula, quando você realmente pode se conectar consigo mesma e pensar no quanto valeu a pena estar ali naquele dia, que por mais que você tenha que ter saído do trabalho cansada e precisará voltar correndo para fazer janta, é o momento que você entra em contato com algo maior para agradecer e principalmente demonstrar gratidão ao professor, para fazê-lo ter cada vez mais vontade de fazer melhor para a turma.


Um questionamento que sempre surge é sobre se tem um jeito certo de fazer reverência, e na verdade, não tem. O mais comum é as mulheres ajoelharem e os homens só inclinarem, assim como antigamente, pois geralmente essas tradições se mantém no Ballet, mas o professor é quem decide o que ele quer acrescentar na sequência. Portanto, não existe uma regra, o mais comum é esse momento e os aplausos para o professor ao final.


Dessa forma, dê importância ao momento de reverência, dê o devido valor ao seu professor, pois ele está ali por amor e não por dinheiro. Demonstre gratidão, pois com certeza você só receberá coisas boas de volta! Tenha certeza que isso não é ser puxa-saco, você só estará sendo educado e motivará ainda mais o seu professor!


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.