• Mari - Ballet OnLine

Como convencer sua Aluna Adulta a dançar no Palco



Neste artigo será discutido sobre como nós, professores, devemos fazer para convencer uma bailarina adulta a ir para o palco!


A grande verdade é que a bailarina adulta carrega o grande sonho de fazer Ballet e lá no fundo ela tem sim o desejo de dançar no palco, mas quando vai chegando a hora, quando começam as preparações para as apresentações, ela já começa a falar que não vai, etc. Quando a bailarina fala o porquê, ainda dá para pelo menos tentarmos resolver, o problema é quando ela não fala o motivo. Então, primeiramente, é necessário que durante o ano nós mantenhamos uma relação com a aluna que faça com que ela se sinta à vontade para falar sobre os problemas que ela está tendo, para falar o motivo dela querer ou não dançar num espetáculo, fazer uma apresentação, enfim. É preciso ter a clareza que muitas vezes a bailarina adulta vai ter que dar um peso maior para a vida lá fora, casa, marido e filhos, pois a partir disso nós teremos ferramentas para lidar com as situações.


Sendo assim, quando a bailarina fala para você que não vai participar da apresentação, com certeza ela tem alguns motivos e o primeiro deles que podemos citar é a insegurança. A insegurança de saber se vai errar ou não e geralmente essa bailarina já possui essa insegurança em sala de aula que você pode ir trabalhando, desde ter uma conversa franca, na qual normalmente elas falam e nesse momento, precisamos ter ferramentas para convencê-la de que está tudo bem. Deixe claro que ela não é a primeira e nem a última a se sentir assim, que isso é natural e faz parte do processo, mas que também é natural bailarinas adultas estarem no palco. É legal você mostrar fotos e vídeos de trabalhos anteriores que você realizou com turmas de Ballet Adulto ou se não existe nenhum trabalho, busque na internet.


Durante o ano, é interessante já preparar a mente das suas alunas antes do convite para dançar uma apresentação chegar, introduza essas fotos e vídeos nos grupos de WhatsApp, mostre para elas, etc e quando o convite chegar, se elas ainda não tiverem preparadas, vale à pena uma conversa franca e realmente se colocar no lugar delas nessa situação, tentando entender o que ela está sentindo, para assim utilizar ferramentas para convencê-la.


O processo de convencimento é importante, porque a sensação do palco é única. A bailarina sai motivada, é isso que faz com que o ciclo se renove, que ela continue fazendo Ballet no próximo ano e que ela continue acreditando no sonho que ela está buscando. Então, professor, é fundamental que você leve suas bailarinas adultas para o palco! Porém, um cuidado que se deve tomar é para não fazer trabalhos infantis para o Ballet Adulto. Isso não quer dizer que a coreografia precisa de passos mega avançados, mas a proposta precisa ser de bailarina adulta.


O segundo ponto que mais pesa para as aulas é o que as pessoas vão pensar ao ver ela no palco. É necessário entendermos que é uma situação nova para a bailarina e que quando entramos no palco inseguras, nos sentimos mais vulnerável. Nesse caso, funciona a mesma regra, converse e entenda, mostre a realidade dos fatos. Não há nenhum motivo palpável para as alunas adultas não dançarem em um palco quando falamos sobre psicológico, sempre há argumentos para convencê-las!


E por fim, o terceiro ponto que uma bailarina adulta pode dar para não dançar em um palco, é a questão financeira, datas, etc. Nesses casos são motivos mais palpáveis, mas ainda assim pode ter uma solução na base da conversa, conversar com a direção se a questão for financeira, enfim. Mas, resumindo tudo: não desista dessa bailarina adulta, converse, tente entender, tente ajudar de todas as maneiras possíveis e se ainda assim não der, pode ter certeza que da próxima vez, em outra oportunidade que ela tiver, tudo isso que você fez terá um peso na decisão dela!


Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

6 visualizações

Ballet OnLine ® - 2017 - Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Receba aulas gratuitas se cadastrando no botão "Lista Vip Gratuita"