top of page

Passou dos 30 anos... que bom, chegou a hora de se tornar Bailarina.


Com toda certeza você esta lendo este texto pois teve a sensação de não ter entendido o tema. O objetivo era este mesmo, lhe deixar presente para uma verdade que muito provavelmente você não tinha se atentado.

Iniciei no ballet aos 11 anos de idade, fui considerada “velha” para chegar onde cheguei, mas aos 25 anos precisei parar por conta de faculdade, pós graduação, mestrado enfim... aos 29 anos decidi voltar a fazer aulas pois sentia muita falta e então o meu mundo desabou, aos quase 30 anos eu era uma bailarina adulta, por mais técnica que eu fosse, eu era uma bailarina adulta com compromissos, tempo escasso mas principalmente, com limitações físicas que a idade havia me presenteado.

Certa vez, em uma de minhas buscas por escolas de ballet adulto, eu estava fazendo aulas em uma turma de ballet avançado, pois eu era considerada muito avançada para a turma de ballet adulto daquela escola. No meio da aula eu passei a observar a turma e vi que a média de idade era em torno de seus 15 anos, em plena condição física, enquanto eu sofria com as minhas limitações, por estar alguns anos longe do ballet. Nesta época eu tinha 29 anos e ao meu lado tinha uma menina com no máximo 22 anos... éramos as velhas da turma. Foi então que eu comentei com ela:

- É... fazer ballet depois dos 20 anos não é fácil!

Ela me olhou, sorriu e disse uma frase que mudou a minha vida:

- Não Mari, difícil deve ser para elas fazerem ballet aos 15 anos, pois elas terão que passar por tudo que nós já passamos.

Neste momento eu realmente acordei. Olhei de volta para as meninas e pensei... “Verdade, ainda irão decidir qual profissão terão, não sabe para qual cidade irão estudar ou trabalhar, por quanto tempo terão que parar o ballet, não sabem se o namoradinho novo vai lhe incentivar no ballet, rsrs, enfim, fiquei até chateada pelas meninas, mas era a mais pura verdade”.

Esta conversa na barra me fez ver o que realmente é o ballet adulto, todas as suas possibilidades e benefícios quando comparado com as meninas de 15 anos, que tem várias incertezas de vida ainda. Por isto hoje eu lhe digo com a mais absoluta convicção, se você já passou dos 20, 30, 40, 50 anos... que ótimo! Você está na idade certa para aprender ballet, mas se caso ainda não esteja claro, vou ser mais direta, se você trabalha, é casada, tem filhos, você está no seu melhor momento para fazer ballet. Ninguém poderá lhe impedir!

A menina de 15 anos depende dos pais para levar ela na aula, para pagar a mensalidade, figurinos caso decida dançar, provavelmente precisará parar para fazer faculdade, depois virá o mercado de trabalho, a instabilidade financeira, o casamento, os filhos e todos estes fatores que irão dificultar o retorno delas. Só depois que elas estiverem estáveis na vida como mulheres adultas é que conseguirão voltar para o ballet... e então... serão bailarinas adultas como você, com experiência de vida para saber valorizar cada pliê, cada braço dançando no ar, cada música, cada correção do professor.

Enfim, muitas bailarinas adultas olham para as meninas de 15 anos, lamentando suas limitações físicas, como eu já fiz, sem valorizar o que realmente importa nesta vida, as experiências vividas, para poder dar mais vida para a sua dança.

Poderia falar horas sobre isto, mas o que quero que você guarde é que você bailarina adulta é um verdadeiro diamante no mundo da dança. Se a sua perna não subir o quanto você gostaria, se os seus giros não forem tão perfeitos, não se preocupe. O ballet é muito mais do que passos perfeitamente executados, dançar ballet de verdade é colocar a alma em cada movimento e não tem coisa mais linda do que ver uma alma experiente dançando em oito tempos.

Entendo que você pode também se lamentar da falta de tempo e das muitas tarefas que a vida adulta lhe presenteou, mas cuidado. Isto é uma desculpa que o nosso cérebro coloca para justificar nossas escolhas. Existem muitas maneiras de se organizar quanto ao tempo e até financeiramente para colocar o seu sonho em ação, o importante é definir o que você realmente deseja. E para isto eu criei um E-book “Ballet Adulto - Por onde começar” que não irá lhe ensinar ballet, mas sim ser um verdadeiro guia na sua jornada. Um e-book que irá lhe mostrar as diversas maneiras de alcançar o sonho de bailarina mesmo apos o 20, 30, 40, 50 anos.

Disponibilizei este e-book faz 3 dias e estou “besta” com a quantidade de Download, além de maravilhada com os lindos agradecimentos que tenho recebido. Para acessa-lo gratuitamente basta clicar na imagem abaixo.

Agora eu tenho um convite para você!

Se você entendeu a “essência” do que eu acredito quanto a Ballet Adulto, participe da II Semana Gratuita de Ballet OnLine para Adultos Iniciantes que acontecerá de 06 a 12 de Novembro (2017), ou seja, começa segunda-feira..rs.... é gratuito, você irá fazer as aulas na sua casa no horário que for melhor para você. Só precisará de acesso a internet.

Para participar, basta reservar a sua vaga gratuitamente, clicando abaixo:

Tenho certeza que você irá gostar de tudo o que tenho para lhe mostrar e que ao fi

nal da semana você irá ter segurança para iniciar os seus estudos no Ballet Clássico.

Um grande beijo e aproveite Bailarina... você tem a melhor fase da vida em suas mãos para realizar os seus sonhos!

Teste!

Com carinho

Mari - Ballet OnLine

317 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page