top of page

Qual o propósito de fazer ballet depois de adulta?


"Não vejo propósito em eu começar a fazer ballet agora, não tenho mais idade e nem físico para isto!" Quantas vezes você já pensou isto?... Inúmeras, eu aposto! Mas sabe o que realmente faz uma pessoa depois de adulta se interessar em fazer ballet?

Apesar de ser uma alternativa de atividade física, ou esporte, não é este o verdadeiro motivo que leva uma pessoa depois de adulta a fazer ballet.

A verdade é que o ballet além de ser um esporte que desenvolve muitos benefícios para o corpo, ele é uma arte que proporciona um encontro consigo mesma e estimula a sensibilidade para conhecer e re-conhecer seus próprios sentimentos. Na verdade, este é o poder da arte, seja ela dança, pintura, escultura o que for.

É visível a transformação que o ballet faz na vida das pessoas comuns que começam a fazer ballet depois dos seus 20, 30, 40, 50 anos de idade. Elas tornam-se mais dispostas, auto-confiantes, alegres e leves emocionalmente. E tudo isto apenas porque encontraram-se consigo mesmas e se apaixonarem por tudo o que tem redescoberto sobre si mesmas. Lindo né?!..

Tendo esta clareza do poder de transformação que a dança clássica tem na mulher adulta fica um pouco mais fácil entender o porque este interesse “passeia na mente” de muitas mulheres neste momento, alias pode estar “passeando na sua mente” neste exato momento.

Mas logo vem o Zeca Urubu (costumo chamar assim aquela voz que fica dizendo coisas no nosso ouvido interno) dizendo “ ahhh... mas agora não dá mais... já estou velha e não tenho o peso ideal para isto” fazendo com que você fique paralisada diante do interesse e dos tabús que a sociedade lhe impõe.

Sim, digo “tabús” pois peso e idade não é, nunca foi e nunca será o indicador de quem pode ou não pode fazer ballet. Felizmente estes “tabús” estão começando a se desfazerem com os milhares de cursos que estão sendo abertos no mundo todo para ensinar ballet para adultos. Mas sei que estes “tabús” ainda são muito fortes na nossa geração. Então surge a pergunta:

Como vencer esta guerra interna que se forma dentro da sua mente quando você vê um anuncio de aulas para ballet adulto iniciante?

Toda vez que isto acontecer com você faça a seguinte pergunta: “Se fosse minha melhor amiga me dizendo que se interessou por Ballet Adulto mas que agora não dá mais pois já esta velha e não tem o físico ideal para isto, o que eu diria para ela?”

Tenho certeza que imediatamente você diria “Pare com isto, vai lá conhecer, experimentar, depois você decide se é para você ou não”. Acertei?!...ahahhaha...

Mas quando este desejo pelo novo vem de nós mesmas costumamos dar ouvidos ao auto-julgamento. Pois é... é incrível como o nosso cérebro fica o tempo todo nos privando de experiencias novas e isto não é nossa culpa, é simplesmente por instinto de sobrevivência somado a conceitos prévios do que ouvimos por ai (sim, estou falando de pré-conceito). Mas acredito que é muito importante para nós como seres humanos estarmos atentos para isto pois independente de nos “protegermos do novo” ou de “vivenciar novas atividades”, os dias irão passar sim.. o tempo é implacável, a idade vai avançar cada vez mais e o nosso corpo irá ficar cada vez mais limitado.

Então que a vida passe sim, mas que seja regada a experiencias novas que nos proporcione sensações boas.

É improvável que você se torne a primeira bailarina do Bolshoi ou do Kirov começando ballet depois dos 20, 30, 40, 50 anos, mas é certeza que você terá encontros maravilhosos com a melhor pessoa que você pode conhecer... você mesma! Será que existe propósito maior do que este para começar ballet depois de adulta?

E aí? Conseguiu “calar o seu Zeca Urubu”?

Quer testar?... Acesse o link abaixo.. 100% gratuito e 100% OnLine.. isto mesmo... você poderá ter contato com esta arte linda e poderosa no conforto da sua casa.

Esta é a minha maneira de construir um mundo melhor... e a sua pode ser se permitindo, compartilhando este post para que mais mulheres comuns vivenciem a arte da dança clássica, marcando aquela amiga ou amigo que já manifestou um interesse por ballet mas que não conseguiu vencer o Zeca Urubu..rs..

Para ter acesso a algumas aulas é fácil... basta se cadastrar no link abaixo e acessar seu email...

estou a um clique de vc!

super bj

Mari D’leite- Ballet OnLine

Bora... bora!!!

O SEU MOMENTO DE VOCÊ COM VOCÊ MESMA...


211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page