top of page

Três dicas para motivar seu aluno de Ballet Adulto


Hoje falaremos sobre como motivar os alunos do Ballet Adulto, pois muitas vezes o professor chega na sala não tão motivado, o que é super compreensível, e encontra seus alunos nada motivados, o que desanima ainda mais, pois o professor precisava da energia deles para tentar ficar melhor. E é por isso que neste artigo terão dicas para motivar os alunos, para a energia deles poder ser usada para o professor ter mais energia ainda e poder fazer mais por eles e isso virar um bom ciclo.

A primeira coisa que você, professor, precisa fazer para ter os seus alunos motivados é diminuir a distância entre você e eles, o que não significa dar intimidade, estamos falando apenas sobre diminuir a distância, pois uma aula em que o professor se comporta como professor e os alunos como alunos, é muito difícil. Diminuir essa distância - que vem de muito tempo atrás, considerando que no século em que o Ballet foi criado o professor era considerado um nível hierárquico acima para manter a ordem na sala - mantendo o respeito, todo mundo fica motivado, entrosado e a fim de estar ali.

Acontece que alunos de Ballet Adulto são muito tímidos, principalmente quando estão chegando e enquanto não quebrarmos essa barreira o aluno não se sente à vontade e assim, não se sente motivado para vir, por isso precisamos quebrar essa barreira do "sinta-se em casa" o quanto antes, e só conseguimos quebrar ela quando realmente mostramos que ali é casa mesmo, lógico que não precisa ter bagunça etc., mas precisamos dar condições para o aluno se sentir à vontade em sala de aula, ou seja, ele precisa se sentir à vontade para perguntar, para fazer um comentário nada a ver com a aula e você precisa participar desse comentário. Fazendo isso, o aluno sentirá que tem liberdade para dizer o que pensa, de repente se sentir até mais seguro para perguntar, sem ser a avacalhado. Tirando essa distância, a relação fica muito mais saudável.

A segunda coisa que você precisa fazer é empoderar seus alunos, pois o aluno de Ballet Adulto já é mais duvidoso das suas capacidades, ou seja, auto-confiança é algo que não rola. Por isso, quanto mais empoderarmos esse aluno para que ele se sinta auto-confiante, mais motivado ele vai ficar para frequentar as aulas, dar mais de si, para participar de uma apresentação, enfim.

Quando percebemos que o aluno não consegue fazer determinado passo, por exemplo pirouette, e ele começa a se comparar com quem conseguiu e assim, começa a ficar desmotivado, é preciso mostrar para ele tudo o que ele consegue fazer para empoderá-lo, falar do developpé, da abertura, etc. e quando ver que ele não consegue fazer a pirouette, dizer "está tudo bem, do mesmo jeito que você tem facilidade para a abertura, elas tem facilidade para fazer pirouette. Então elas vão ter que trabalhar para fazer a abertura que você consegue fazer, e você vai ter que trabalhar a pirouette que elas já conseguem fazer", e desse modo você pode ir decompondo os passos. Então, para quem já está conseguindo fazer pirouette, dê o desafio de fazer dupla e para esse aluno você continua em uma, porque assim, de certa maneira, ninguém vai conseguir fazer, porque estará todo mundo trabalhando para conquistar e não tem um nível de comparação direta, pois você estará dificultando os passos de um e mantendo o passo que já está difícil para o outro, fazendo com que a aula fique igualada para todo mundo. Assim, você deixa de expor o aluno.

Essa é uma das maneiras de empoderar seu aluno, existem várias, além de mostrar o que ele consegue fazer e igualar a aula.

A terceira coisa para motivar alunos de Ballet Adulto é provocar desafios, levar para o palco bailarinas que estão a mais tempo, dar um passo novo para as mais novas, por exemplo, considerando que elas ainda não estão muito à vontade com palco, ou seja, isso não iria motivá-las. Agora, chegar na aula com um passo novo, mostrar um vídeo de uma variação e falar que elas irão aprender determinado passo que está ali, o que com certeza irá motivá-las. É bacana fazer isso com certa frequência.

Existem milhões de maneiras de incentivar e motivar uma bailarina adulta. Só é necessário entender que é muito diferente bailarinas de 8 a 15 anos, de 15 a 20 e bailarinas de 20 em diante, cada faixa etária funcionará de uma maneira. Então, desenhe isso em sua mente para saber com quem está lidando e como é que irá provocar essa motivação nas bailarinas que estão na sala, seja dando um passo novo, dizendo o que ela tem de melhor ou fazendo uma piada. A partir do momento que se faz isso, você mesmo, professor, ficará motivado em dar aula, e isso gerará motivação nos alunos também, e assim, entramos no ciclo maravilhoso. Pare para pensar nisso, pois o problema nunca é apenas de uma pessoa!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page