top of page

Professores: como adquirir conhecimento sem gastar muito


Como investir mais em você, professor, sem gastar muito? Dica mais voltada para eles, porém se você é aluno bailarino, também pode ter alguns insights com ela.

Bom, uma dúvida frequente de professores é sobre como fazer para se aperfeiçoar aqui no Brasil, como investir em conhecimento nesse país que é tão difícil. Neste assunto, existem duas coisas para serem ditas, e elas são bem contraditórias.

Primeiramente precisamos parar com essa desculpinha de "no Brasil", pois existem muitos países piores pelo mundo. Então quando dizemos "no Brasil é difícil, pois não temos investimento em cultura", não é mentira, claro que existem países melhores, também têm piores, mas a realidade que temos é essa, e o que podemos fazer diante disso? Ficar sentado no sofá reclamando não adianta nada, só desmotiva as pessoas a investirem em arte. Pare de chorar as pitangas e vamos lá saber como é que devemos fazer para investir em conhecimento através da nossa arte!

A primeira coisa a dizer sobre investimentos nessa área de arte é se você já parou para pensar quanto é que um médico, um advogado, um fisioterapeuta investiu nos estudos dele, ou seja, caso você queira ser um bom profissional, todas as áreas necessitam de investimento, e para ser professor de Ballet não é diferente. Ou você investe em si mesmo, ou o mercado vai valorizar quem tem o currículo melhor, quem investiu mais, o que é lei natural no mundo das profissões, afinal, não é porque somos artistas que seria diferente, nesse sentido é tudo igual. Portanto, caso você queira um currículo melhor, é necessário investir.

Ok, essa é a primeira parte que precisa ser entendida, mas agora entra a questão financeira, caso você ainda não tenha dinheiro para fazer um curso, por exemplo. Nesse caso, precisamos sentar e estudar, porque a partir do momento em que começamos a estudar, também começamos a ter uma visão diferente do que ensinamos, assim começamos a fazer a diferença na vida do aluno que ensinamos e consequentemente esse aluno vai valorizar o que está sendo ensinado e vai chamar mais alunos. Dessa forma, começamos a ganhar valorização do nosso trabalho, porque a sala é sempre cheia, não por conta do currículo, pois sentar e estudar, não muda muita coisa nele, mas a mudança feita na dança do aluno que contou para os outros, que lotou a sala, faz com que o dono da escola perceba que ali está sendo feito um trabalho diferenciado. Então têm caminhos para investirmos nos nossos conhecimentos sem gastar muito e termos resultados semelhantes.

A primeira dica que não leva quase investimento nenhum, é praticamente gratuito, para melhorar o processo de ensino, são os vídeos no YouTube que realmente ensinam. Agora, é necessário dizer algo importante: precisamos ser um pouquinho mais humildes, precisamos começar a olhar a aula do outro professor sem ficar apontando defeitos só para dizer para nós mesmos que aquele professor ensina tudo errado, e nós é que ensinamos tudo certo. Nisso nós sentamos no troninho do ego, cruzamos as perninhas e esperamos a vida acontecer, e na verdade, nada vai acontecer, porque você está parado. Por isso precisamos sair um pouco desse troninho, assistir a aula de outro professor e pensar no que ele tem a acrescentar. Infelizmente terão alguns que realmente não tem nada a acrescentar, na concepção de cada um, porém isso não significa que você deve encher o vídeo de dislike, vai procurar outro vídeo que te agregue mais ao invés de ficar atrapalhando o trabalho do outro.

Busque vídeos que façam com que façam com que você tenha crescimento, assista a aula do outro professor procurando o que é que ele faz de bom que você também pode fazer na sua aula. Isso não significa copiar oitos, e sim perceber o fundamento que ele usa para ensinar a técnica. O canal do YouTube é uma vasta biblioteca de estudo para você, professor e é gratuito, basta saber olhar para o lado certo. Se você perceber que está criticando muito o vídeo, verifique se não está sentado no troninho do ego, procure olhar para as coisas positivas, e se não tiver, parta para outro vídeo, para não perder tempo.

Outra coisa que também podemos utilizar para expandir o conhecimento sem gastar muito são os livros. Atualmente é possível comprar livros de ótima qualidade com um custo baixo, principalmente eBooks, que até existem alguns gratuitos, que inclusive o Ballet OnLine possui.

Quando baixamos ou compramos eBooks ou livros, acima de 90% das pessoas que compram o livro não leem, simplesmente guardam, o que não faz sentido. Então, se você está a fim de melhorar o seu conhecimento e quer investir em livros, tenha consciência de que a maioria das pessoas guardam, e você não pode ser essa maioria. Leia-o, faça anotações, estude, correlacione o seu conhecimento com o do livro, pois isso é necessário. Fazendo dessa maneira, o investimento em livros é muito válido.

Os cursos online são uma boa opção também. O Ballet OnLine oferece curso para bailarinos iniciantes ou aqueles mais avançados que perderam a base e nesse curso, cerca de 60% dos alunos são professores que estão buscando uma nova maneira de ensinar, de abordar um tendu, um jeté, consciência corporal, enfim. Então hoje em dia nós temos vários cursos online que podem dar um leque gigantesco de conhecimento que você pode empregar nas suas aulas para deixá-la muito mais envolvente e eficaz.

A vantagem do curso online diante do presencial é que você não precisa sair da sua casa, gastar com transporte, hospedagem, não precisa deixar de dar aula para ter que ir ao curso, você pode assistir a qualquer hora, enfim. É uma grande vantagem, porque o custo acaba sendo muito mais acessível.

Essas foram as dicas para você empregar, pois não adianta ficar sentado esperando a vida acontecer. Se ajude, essa é a grande questão para expandir o seu conhecimento.

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "As sete Etapas da Bailarina Adulta" clicando na imagem.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page