top of page

Como manter a turma de Ballet Adulto CHEIA


Muitos professores acabam perdendo alunos de Ballet Adulto sem nem perceber as ações que colaboram para isso e a primeira coisa mais provável de acontecer é a divergência de interesses. Bom, o que isso significa? Normalmente lidamos com caixinhas de surpresas quando falamos em Ballet Adulto, pois nunca sabemos o que o bailarino(a) realmente quer com o Ballet, uns falam que é hobby, outros falam que é atividade física, realização de um sonho, enfim, mas no fundo mesmo nós nunca sabemos, a única certeza é que todo bailarino e bailarina adulta ama Ballet, diferente de crianças, que nem sempre gosta. Sendo assim, se não fuçarmos um pouco nesse baú para descobrir o que cada um realmente deseja, podemos ter algumas divergências de interesses, isto é, imagine que dentro da sua aula exista uma bailarina que tem como objetivo chegar na sapatilha de ponta e a outra jamais quer isso, não tem interesse nem em se apresentar, apenas quer curtir o ambiente do Ballet e você como professor tem outro interesse que é ter sua turma inteira se apresentando no espetáculo do fim do ano, enfim, tantos interesses diferentes que farão com que dê tudo errado. Ou você, professor, vai se frustrar no momento em que souber que nem todas participarão da apresentação ou pior, algumas bailarinas participarão apenas para não te deixar magoado. Então, tanta coisa pode acontecer que até a bailarina que queria usar pontas não percebeu nenhuma manifestação sua de que isso seria possível e acabou desistindo.

Nessa situação, para que não aconteça essa divergência de interesses, é necessário fazer com que eles fiquem mais centralizados ou pelo menos, claros, através de uma conversa, sentar na primeira semana de aula e perguntar o que cada um realmente quer e além disso, explicar o porquê da conversa e que não tem nada de errado em nenhum desejo, pois a partir do momento em que você souber, dará pra explicar o que é possível e o que não é. Então, tente diminuir ao máximo essa divergência de interesses. Isso não significa que todo mundo precisa querer a mesma coisa, mas todo mundo na sala precisa saber o que cada um quer, principalmente professor e aluno(a), para assim saber para onde o barco está indo.

A segunda coisa é algo que acontece muito em turma de Ballet Adulto que é as bailarinas se sentirem "café com leite", achar que a turma do Ballet Adulto nunca é convidada para nada, que é sempre o pior papel no espetáculo, que a turma do Ballet Adulto nunca faz um passo mais difícil, enfim. Quando a bailarina começa a se sentir assim, ela tem vontade de parar, porque na verdade ninguém gosta disso e para resolver isso, primeiramente você, professor, não pode ver a turma de Ballet Adulto como "café com leite", pois toda turma tem uma perspectiva de onde se pode chegar e com o Ballet Adulto, não pode ser diferente, pois elas podem chegar até mais longe que muitas adolescentes. Por esse motivo, precisamos quebrar esse tabu de que Ballet Adulto é apenas atividade física ou hobby, pois na verdade é um sonho que a pessoa traz desde muito tempo e que elas podem desenvolver sim. Portanto, a mudança tem que acontecer primeiramente em você, professor. A segunda mudança é deixar isso claro para as alunas, falar sobre o papel no espetáculo, explicar o motivo, porque assim você estará dando ferramentas para elas entenderem o motivo de ter feito a escolha em questão, e que não é porque elas são "café com leite" e a partir disso, esse pensamento vai acabar na mente das alunas.

É muito importante jogar aberto com os seus alunos, mostrar onde eles estão acertando, onde estão errando para que o grupo Ballet Adulto que você tem nas mãos tenha cada vez mais confiança em ti e sinta que você não vê elas como "café com leite", pois se elas acharem isso, já era, a turma vai acabar.

A terceira dica para você não perder seus alunos de Ballet Adulto é sobre uma particularidade que eles têm que é não gostar de explicações superficiais, eles gostam de detalhes e nisso entramos na questão de não fazer muitas correções ao mesmo tempo. Mas em geral, quanto mais detalhes sobre o passo que você está ensinando ou na correção que você está fazendo, mais apaixonado aluno fica pelo Ballet e por você, pela sua entrega.

Às vezes acabamos esquecendo que bailarinos adultos são adultos que possuem particularidades e que percebem todos os detalhes. Então tome muito cuidado para não perder seus alunos e pode ter certeza que seguindo essas dicas, sua turma de Ballet Adulto estará sempre cheia!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page