top of page

Motivos que fazem um professor perder o emprego!


Neste artigo será discutido sobre essa situação de perder o emprego, pois é muito comum professores de dança serem demitidos por alguns motivos muito banais.

O primeiro problema que professores de dança acabam criando com a direção da escola é a questão das faltas. É natural que quem trabalhe com dança tenha uma veia e uma personalidade mais artística, uma mente mais aberta e por isso acaba se fascinando e se apaixonando por várias coisas, todo artista tem isso. Nesse caso, o professor começa a dar aula, se apaixona pela turma, dá o melhor de si, mas com o tempo esse sentimento vai se esvaindo e qualquer compromisso é motivo para começar a faltar das aulas, sem aviso prévio. Esse é o principal motivo de demissões, pois não dá para trabalhar com quem não podemos contar.

Então, professor, todas as vezes que você precisar faltar, seja por conta de imprevistos ou compromissos, avise, leve o profissionalismo a sério, que é a questão de avisar ao responsável com o máximo de antecedência possível, para ele poder ter tempo de ir atrás de professor substituto ou para cancelar a aula, enfim. Isso evita problemas, como por exemplo o de o aluno chegar na escola e simplesmente descobrir que não vai ter aula, o que com certeza fará ele ficar bravo e pode até cancelar a matrícula. Entenda que existe toda uma engrenagem para que a escola funcione e para que você realmente tenha uma turma para dar aula e você faz parte dessa engrenagem, mesmo que não consiga enxergar isso.

O segundo motivo que faz com que professores de dança sejam demitidos é a falta de conhecimento. É muito comum as pessoas acharem que para dar aula basta saber dança, mas não funciona dessa maneira, porque vai muito além. Suponha que a pessoa começa a fazer dança, aprende a se movimentar naquela linguagem que está sendo proposta e naturalmente ela começa a assistir algumas aulas de algum professor, acaba entrando como substituto em alguns momentos e quando se dá conta, ela já está dando aula, e está tudo bem, porém a questão é que ela precisa buscar cada vez mais conhecimento, pois se isso não for feito, o conhecimento que você adquiriu inicialmente perde o brilho e você entra em uma rotina de professor em que as movimentações criadas são clichês. Por esse motivo, é necessário buscar outras fontes de conhecimento para as aulas estarem melhorando constantemente.

Caso o professor não busque por isso, os alunos começam a perder o interesse pela aula e quando cega nesse ponto, não há mais o que fazer. Além disso, entende-se que o professor não está disposto a investir na carreira e fica difícil para a escola trabalhar com um professor assim. Então, cuidado, busque conhecimento! Mesmo que não tenha condições de pagar um curso, faça aulas, não pense que só a sua bagagem é suficiente para sempre, pois isso é um erro e acabará na sua demissão.

O terceiro motivo é muito óbvio, mas que a maioria dos professores não enxergam que é a turma vazia. Acontece que quando você começa a dar aula em uma escola, é montada uma turma com quatro a cinco alunos, ou seja, um número mínimo que precisa aumentar para que essa turma tenha retorno financeiro e a escola se mantenha em pé e faça melhorias. Sendo assim, muitas vezes o professor chega nessa turma e se acomoda no sentido de, por exemplo, pedir para não colocar aluno experimental na turma pois está começando a montar coreografia. É compreensível que isso é complicado, mas é necessário aprender a lidar com isso, porque a escola precisa fazer com que a turma cresça.

Por esse motivo, quando a escola detecta que ela não está crescendo e pior ainda, a turma está com cada vez menos alunos, pode ter certeza que a coisa está ficando feia para o seu lado. Então, quando você perceber situações como essa, converse com a direção da escola, fale que a turma precisa encher, pergunte se precisam de ajuda para divulgar a turma, enfim, pois quando a escola percebe que esse professor está envolvido, ela abraça ele, porque são poucos que fazem isso.

Portanto, de uma maneira geral, atualmente é muito difícil conseguir emprego na área de dança, mas é muito fácil perder, justamente por esses motivos que podem ser resumidos em uma grande falta de comprometimento com a escola, pois com os alunos todos têm, com a escola não. É preciso entender que alunos vêm e vão, mas o lugar em que você está trabalhando continua o mesmo. Por isso, é necessário existir essa comunicação entre escola e professor, pois isso fará com que você fique muito tempo por lá Siga as dicas (que muitas vezes passam imperceptíveis) que com certeza você se dará bem!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Ballet Adulto: por onde começar" clicando na imagem.

265 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page