top of page

Como manter o silêncio em aula!

Atualizado: 17 de jan. de 2020


O artigo de hoje é direcionado para professores, pois é muito comum estes perguntarem o que devem fazer para manter a sala mais silenciosa, considerando que muita conversa acaba atrapalhando a aula, já que as bailarinas se distraem, perdem toda a concentração e consequentemente não dão o melhor de si.

Quando isso acontece, principalmente em turmas de Ballet adulto, uma conversa puxa a outra e o tempo vai passando. Em turmas infantis isso também acontece, mas de uma outra forma, porque as crianças querem brincar e de certa maneira, é mais fácil de lidar, porque você acaba envolvendo a criança e convencendo-a a fazer as atividades. Com turmas de Ballet adulto é um pouco mais difícil, mas aqui vão as dicas de como lidar com isso...

Bom, a primeira dica é que realmente turma de Ballet adulto precisa conversar, pois é o momento que elas têm para ter uma interação fora do trabalho, fora da da casa, do ambiente familiar, enfim, para ter uma interação com pessoas que gostam das mesmas coisas que elas, ou seja, o Ballet, a dança. Sendo assim, é natural que bailarinas adultas conversem e que essa conversa aconteça durante a aula, afinal elas não são como as adolescentes que ficam horas dentro do vestiário.

Para lidar com isso, é necessário falar a verdade, se for o caso, falar que está tendo muita conversa, pedir concentração, avisar que tem bastante coisa para passar na aula. Por outro lado, por saber que precisa deixar elas conversarem um pouco, deixe elas falarem no momento em que você está repassando o exercício na sua mente, antes de passar para elas. Se você perceber que mesmo no momento que você estiver explicando, mesmo que você já tenha pedido silêncio, elas ainda continuam conversando, significa que a aula está muito fácil, porque quando está difícil as pessoas assustam e querem prestar atenção, pois ninguém quer errar.

Então, se você realmente perceber que sua aula está muito fácil, chegou o momento de ser aquele professor "fera". Se antes era uma sequência de tendu simples, faça decomposto, decomponha a sequência que elas estão acostumadas, faça uma sequência de tendu com mais coisas, com plié, chassé, rond de jambe, enfim, tudo ali dentro. Assim, o aluno assusta e passa a prestar atenção. Portanto, trabalhe essa questão de dificultar a aula, pois ajuda muito a manter o silêncio dentro da sala.

Todavia, sempre tem aquele aluno que puxa papo com o professor e muitas vezes por não querer ser indelicado, o professor dá corda, porém é necessário cortar, então diga que depois vocês conversam sobre isso se não, não irá conseguir dar aula. Se você, bailarina, estiver lendo este artigo, tome cuidado se for puxar papo com o professor para ele não conseguir dar aula, pois casos como esse são facilmente perceptíveis. Não fuja da sua aula!

Portanto, professores, testem e percebam o que é que vai funcionar melhor com uma determinada faixa etária, o que é que vai funcionar melhor na sua região com os seus alunos, para assim, você conseguir conquistar o silêncio em aula!

Baixe agora mesmo o Ebook gratuito "Roupas para aula de Ballet Adulto" clicando na imagem.

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page